Comentarista econômico aponta que a tendência é que o país, grande produtor de commodities e outros itens, continue a ter um bom desempenho nas vendas internacionais.

Exportação continua sendo o ponto forte da economia brasileira e pode ajudar na recuperação, aponta Sardenberg
Comentarista econômico do Jornal da Globo, Carlos Alberto Sardenberg, em palestra em Campo Grande. / Foto: Ellen Rocha/TV Morena

O Brasil está entre os líderes mundiais na exportação de açúcar, carne, café, grãos, aviões, tabaco e álcool, entre outros produtos. Esse desempenho pode ajudar no processo de recuperação econômica do país. A avaliação foi feita nesta segunda-feira (10), em palestra em Campo Grande, do comentarista econômico do Jornal da Globo, Carlos Alberto Sardenberg.


Sardenberg aponta que a tendência é que o país, grande produtor de commodities e outros itens, continue a ter um bom desempenho nas vendas internacionais, salvo exceção, se as condições do ambiente comercial mundial piorarem como reflexo das disputas fiscais de países como os Estados Unidos e a China, o que poderia gerar uma onda de protecionismo econômico em várias nações.


O comentarista econômico lembrou que a globalização tem sido um grande indutor de desenvolvimento mundial e que o Brasil, ainda que de modo mais lento, também tem sido impulsionado por esse fator. Destacou que em 2017, o país já registrou um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 1% e que a projeção para este ano é de um incremento de 2,3% e de 2,5% em 2019.


Ele não deixou de ressaltar que o Brasil precisa resolver alguns questões para que a retomada econômica possa ser acelerada, como, por exemplo, a redução dos gastos públicos com a previdência e o funcionalismo, para que aumente o volume de recursos disponíveis para investimentos.


Sardenberg destacou ainda que a experiência de recuperação econômica acumulada em outros momentos difíceis da história do país, como o Plano Real, por exemplo, deve ajudar o Brasil nesta nova retomada.