Artefato estava em sacolas com panfletos "comunistas"; local ficou interditado durante a ação.

Explosivo com mensagens políticas é desarmado pelo Bope no Terminal Morenão
Sacolas onde estão artefatos suspeitos. / Foto: Osmar Veiga

Uma bomba improvisada foi encontrada dentro de sacolas deixadas no Terminal Morenão, em Campo Grande, na tarde desta quarta-feira (8). O artefato, confirmado como explosivo, foi desarmado com segurança por equipes do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais), que permaneceram no local até o fim da varredura.

A polícia utilizou um equipamento de raio-x para escanear o conteúdo das sacolas antes de realizar o desarme. Também foi usado um bastão comprido com gancho na ponta, para manipular objetos à distância e reduzir o risco de explosão.

Dentro da caixa onde estava o artefato, foram encontrados panfletos impressos com mensagens políticas, que agora serão analisados pela Polícia Civil. O material traz frases como: “Abaixo os generais golpistas! Morte aos fascistas! Viva o Maoísmo! Viva a Revolução Democrática Popular! Partido Comunista do Brasil – P.C.B.”

De acordo com o Tenente Mikio Nagatomo, do Bope, o artefato era caseiro e improvisado, mas apresentava risco. “Algumas bombinhas são improvisadas e oferecem risco, claro. Colocaram as bombinhas para detonar”, explicou o oficial.

O vendedor ambulante Alessandro Macedo de Oliveira contou que o suspeito chegou ao terminal por volta das 11h e permaneceu no local por mais de duas horas, carregando duas sacolas. “Achei estranho porque ele não falava com ninguém. Quando saiu, por volta de 13h40, deixou as sacolas e começou a sair uma fumacinha. Fui ver e eram duas bombas ligadas, tipo rojão de festa junina”, relatou.

Segundo ele, o homem era jovem, barbudo, usava máscara cirúrgica, casaco e calça pretos, e depois seguiu a pé em direção ao Atacadão.