Duas pessoas morreram, outras 11 sumiram e provavelmente estão presas na mina.

Explosão em mina de carvão deixa mortos e desaparecidos
Homens trabalham em operação de busca em mina da área rural de Cucunubá, na Colômbia / Foto: Luis Acosta / AFP

Duas pessoas morreram, uma ficou ferida e 11 estão desaparecidas em uma mina de carvão que desabou parcialmente após uma explosão nesta sexta-feira (23) no centro da Colômbia, informaram os organismos de resgate.

"Relatórios das nossas unidades no local apontam duas pessoas falecidas, 1 ferido e 11 desaparecidos", informou a estatal Agência Nacional de Mineração (ANM) no Twitter, sobre a explosão em uma mina de carvão do município de Cucunubá, departamento de Cundinamarca, 90 km de Bogotá.

Segundo a ANM, o acidente foi provocado por uma "explosão de metano" em uma "mina ilegal de carvão na vereda Pueblo Viejo" de Cucunubá. A explosão ocorreu por volta das 16h30 local (18h30 em Brasília).

Wilson García, diretor da Unidade Administrativa Especial para a Gestão de Risco e Desastres de Cundinamarca, disse que "grupos de socorro estão agindo e outras unidades seguem para o local" de diferentes órgãos oficiais. "Vamos seguir trabalhando durante toda a noite devido à complexidade do terreno".

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, que conclui nesta sexta uma visita oficial à França, comentou o acidente no Twitter: "Lamentamos incidente em mina de Cucunubá-C/marca. @ANMColombia e @UNGRD coordenam resgate de retidos. Nossa solidariedade com as vítimas".

"Para operação de resgate em mina de Cucunubá levaremos socorristas experientes. A força pública também apoiará", escreveu Santos.