Viatura do Corpo de Bombeiros foi flagrada transportando presos do regime semi-aberto para reforma na casa do comandante da corporação em Dourados, Flávio Guimarães.

Exonerado chefe dos Bombeiros que transportou presos para reformar casa
Dois internos do semiaberto entram em viatura do Corpo de Bombeiros. / Foto: Helio de Freitas

O comandante do Corpo de Bombeiros de Dourados, tenente-coronel Flávio Pereira Guimarães, será exonerado do cargo, depois que o Campo Grande News flagrou o transporte de dois presos do regime semi-aberto para reforma da casa do militar, em bairro nobre da cidade.

A reportagem teve acesso ao decreto, datado de hoje, e que será publicado no Diário Oficial, válido a partir do dia 18 de fevereiro, segunda-feira. Consta que a exoneração será por “necessidade de serviço”, termo formal para a saída prevista e que não representa punição neste caso.

Conforme decreto assinado pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, Joilson Alves do Amaral, o tenente-coronel Humberto José Sepa de Matos Filho assumirá a função.

A saída de Guimarães do comando do Corpo de Bombeiros já estava prevista, mas foi adiantada após a denúncia do Campo Grande News.

Na terça-feira (12), viatura dos Bombeiros foi usada para transportar dois internos do regime semiaberto até uma casa em reforma em bairro de alto padrão em Dourados.

A casa é do comandante da corporação em Dourados, o tenente-coronel Flávio Pereira Guimarães. Ele confirmou que utiliza a mão de obra dos detentos na reforma da casa, mas disse que vai pagar pelo serviço.
A reportagem acompanhou o trajeto feito pela viatura ocupada por dois soldados do Corpo de Bombeiros do quartel da corporação na Avenida Presidente Vargas até o presídio semiaberto, localizado ao lado da PED (Penitenciária Estadual de Dourados), a 19 km de distância.

Guimarães disse que vem utilizando mão de obra de internos para reformar a casa, que é alugada, segundo ele. Entretanto, disse que o uso da viatura para buscá-los foi um caso isolado, por necessidade.

O Corpo de Bombeiros iria abrir procedimento administrativo para apurar a denúncia. O (MPE) Ministério Público do Estado instaurou inquérito sobre a irregularidade.

Exonerado chefe dos Bombeiros que transportou presos para reformar casa