Exército treina 3,4 mil militares no sul de MS para uso do Sisfron

Grupo de 3.400 militares do Exército de cinco municípios no sul de Mato Grosso do Sul, está sendo treinado para emprego dos meios do sistema Sisfron (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteira).

A operação denominada Panduí, começou no dia 23 de outubro e encerra amanhã (26). A 4º Brigada de Cavalaria Mecanizada treina militares de Dourados, Caarapó, Ponta Porã, Amambai e Laguna Carapã. 

Primeiramente, são 848 militares apenas em Laguna Carapã e Caarapó, com 253 viaturas. Depois, prosseguem atuando até Ponta Porã e Amambai.

Segundo o Exército, a operação é para manter o adestramento da Brigada Guaicurus e unidades subordinadas para qualquer tipo de ação do Sisfron.

O cenário da operação é fictício e está sendo executado na sede da 4º Brigada em Dourados. Se houver necessidade, ainda segundo o Exército, o treinamento será em postos de comando táticos.

Sisfron - Desenvolvido pelo Exército, o sistema envolve uma série de ações para realização de proteção na fronteira, desde radares, sistema de comunicação e veículos aéreos não tripulados. Se trata de uma rede de sensores colocados sobre a linha de fronteira, interligadas, com capacidade de respostas aos problemas detectados.