Clube de SP decidiu afastar técnico após reportagem do Fantástico.

Ex-treinador da seleção de ginástica é afastado após denúncias de abuso sexual

O ex-técnico da seleção brasileira de ginástica Fernando de Carvalho Lipes, foi afastado do clube Mesc, de São Bernardo do Campo, em São Paulo, após denúncias de abuso sexual terem sido veiculadas pelo telejornal Fantástico, neste domingo (29).

Na reportagem exibida pelo Fantástico, pelo menos 40 ex-atletas e ginastas relataram abusos por parte de Fernando. Os casos começaram quando as vítimas eram ainda crianças.

As vítimas contaram na reportagem as conversas que tiveram com Fernando, e contam terem sido tocadas diversas vezes pelo treinador. Em sua defesa, o ex-treinador da seleção afirmou que as pessoas terão de “provar” que ele é culpado.

As denúncias começaram em 2016, quando um menor de 13 anos contou aos pais que tinha sido molestado por Fernando. A criança começou a ser abusada aos 9 anos, quando começou a treinar com o técnico.

Por conta de denúncia, Fernando foi afastado da seleção brasileira. Ele foi técnico da equipe de ginástica artística até pouco tempo antes da Olimpíada de 2016, quando as acusações começaram a aparecer.

Confira o comunicado na íntegra do Mesc sobre o afastamento:

“Considerando a gravidade das acusações que recaem sobre o colaborador Fernando de Carvalho Lopes, veiculadas pela mídia na data de ontem, o clube MESC, por meio de sua administração, resolveu reforçar as cautelas anteriormente adotadas e determinou o afastamento do colaborador em questão de todas suas atividades nas dependências do clube, até o final da apuração dos fatos pelas autoridades competentes. Reiteramos nosso compromisso com a segurança e bem-estar de nossos associados e visitantes”.