Ele foi atacado perto da estação de metrô.

Ex-premiê Shinzo Abe é assassinado no Japão
Ele foi atacado perto da estação de metrô. / Foto: Kyodo / via REUTERS

O ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe, de 67 anos, morreu hoje (8), após ser baleado enquanto fazia um discurso na cidade de Nara, no oeste do Japão. 

Segundo o G1, a morte de Abe, o líder japonês que ficou mais tempo no cargo, chocou o país, onde mortes por armas de fogo são raras.

Um suspeito foi preso e uma espingarda foi apreendida. A polícia encontrou ainda materiais que se assemelham a explosivos na casa dele.

Ele foi atacado por volta de 11h30 no horário local (23h30 de quinta-feira, no horário de Brasília) perto da estação de metrô de Yamato-Saidaiji, onde participava de um ato de campanha eleitoral. 

Após os disparos, ele caiu no chão. Imagens do momento registradas mostram o ex-premiê deitado, com as mãos sobre o peito e com a camisa ensanguentada.

O hospital universitário de Nara, para onde ele foi levado de helicóptero, informou que o ex-premiê tinha dois ferimentos "profundos", um deles no coração, e já chegou ao local sem sinais vitais. "Ele estava sangrando muito e, infelizmente, não pudemos salvá-lo", informou o hospital, em nota.

Segundo a agência de notícias estatal japonesa "NHK", aos menos dois tiros foram disparados, e Abe foi atingido duas vezes, uma no peito e outra, no pescoço.