EUA anunciam que Michael Phelps será porta-bandeira na abertura
Michael Phelps será porta-bandeira dos EUA na Olimpíada / Foto: Reprodução/internet

O nadador Michael Phelps será o porta-bandeira dos Estados Unidos na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos 2016, marcada para esta sexta-feira, no Maracanã. O anúncio foi realizado na manhã desta quarta-feira pelo Comitê Olímpico do país (USOC). 

- Me sinto honrado por ser escolhido, orgulhoso por representar os Estados Unidos e sinto respeito pelo significado de carregar a bandeira e tudo que isso representa – afirmou o nadador.

Phelps é o primeiro nadador norte-americano a garantir presença em cinco Olimpíadas e fará sua despedida nesta edição dos Jogos. Atleta mais laureado da história olímpica com 22 medalhas (18 de ouro), ele está no Rio desde a madrugada de terça e pode aumentar em até seis medalhas seu recorde de conquistas olímpicas: está classificado para três provas individuais - 100m e 200m borboleta, além dos 200m medley - e, segundo a imprensa americana, também será escalado para o revezamento 4x100m livre. O nadador pode ainda ser escalado para os revezamentos 4x100m medley e 4x200m livre.

- Em Sydney, eu só queria fazer parte do time. Em Atenas, eu queria conquistar o ouro para o meu país. Em Pequim, eu queria fazer algo que ninguém tivesse feito ainda. Em Londres, eu queria fazer história. E agora eu quero caminhar na cerimônia de abertura, representar a América da melhor forma possível e deixar minha família orgulhosa. Desta vez, isso é sobre muito mais do que medalhas – disse.  

Phelps é o segundo nadador norte-americano a liderar a delegação do país na cerimônia de abertura e quinto a ser porta-bandeira nos Jogos Olímpicos.