Conforme a ANP, na média dos postos pesquisados no País, o etanol tinha paridade de 66,77%
O etanol é mais competitivo em relação à gasolina em Mato Grosso do Sul e outros quatro estados, conforme levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis feito nesta semana.
Segundo a ANP, na média dos postos pesquisados no País, o etanol tinha paridade de 66,77% ante a gasolina, favorável em comparação com a gasolina. Em Mato Grosso do Sul, a paridade é de 65,80%. Em Mato Grosso, 65,78%; Minas Gerais, de 69,89%, no Paraná, de 67,40%, e em São Paulo, de 63,86%.
A paridade do etanol em relação à gasolina é uma regra prática que indica se o etanol é mais vantajoso financeiramente que a gasolina. Geralmente, considera-se que o etanol vale a pena se o seu preço for até 70% (ou 0,7) do preço da gasolina, pois ele rende cerca de 30% menos devido ao seu menor poder calorífico.
Porém, segundo especialistas do setor, o etanol pode ser competitivo mesmo com paridade maior do que 70%, a depender do veículo em que o biocombustível é utilizado.













Olá, deixe seu comentário!Logar-se!