Estudantes do MS representam o país e são premiados na maior feira de ciências do mundo

Três projetos científicos de estudantes do Ensino Médio no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul conquistaram vaga entre os finalistas que representaram o Brasil na INTEL ISEF (Intel International Science and Engineering Fair). Junto da delegação brasileira, o grupo viajou para Pensylvania – Estados Unidos, onde apresentaram seus trabalhos.

O aluno Luiz Fernando da Silva Borges apresentou o projeto “ Desenvolvimento de um termociclador de baixo custo para amplificação de DNA”. Também, houve o trabalho “AutoGuardian: monitoramento e análise de dados automobilísticos para simulação de sinistros” de Mariana da Silva Chermont e Bruna Luzia Almeida Rodrigues, tais projetos foram credenciados através da FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia). Ademais, a MOSTRATEC credenciou mais um projeto do estado, “Solução metereológica para agronegócios”, dos estudantes Pedro Otávio Liberato Rocha, Lucas Moraes e Eduardo da Silva Campos, também do Instituto Federal.

A feira aconteceu do dia 10 a 15 de maio, reunindo mais de 1.600 jovens cientistas do mundo todo. No dia 14 de maio, a delegação de Mato Grosso do Sul levou dois prêmios: Pedro Otávio e Lucas Moraes com um prêmio da associação meteorológica americana, e Luiz Fernando com reconhecimento da OAS, concorrendo entre os cinco melhores projetos científicos das Américas.