Na edição 2019 da Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia), realizada na última semana, em São Paulo a delegação de jovens pesquisadores de Mato Grosso do Sul conquistou 13 prêmios.

Estudantes de MS voltam para casa com 13 prêmios da Febrace
Um dos projetos foi desenvolvido pelos estudantes Mariana Nogueira, Thiago Ferronatto e Eitor Paiva. / Foto: Divulgação

A pesquisa “Planejamento logístico para otimização do atendimento de saúde e segurança pública móvel em Coxim”, desenvolvida por estudantes do Campus de Coxim do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), foi um dos destaques da feira.

Além de conquistar o prêmio “Pesquisa mais desafiadora, original, completa e criativa de um problema que envolve Matemática", oferecido pelo MU Alpha Theta, sociedade de honra de estudantes norte-americanos na área, o projeto foi credenciado para a 14ª Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (Fenecit), a ser realizada em outubro, no Recife (PE).

A pesquisa foi desenvolvida pelos estudantes do curso técnico em Informática Eitor Paiva, Mariana Nogueira e Thiago Ferronatto, a pesquisa é orientada pelo professor Fernando Alves e coorientada por Ricardo de Oliveira.

O desafio é criar o Appuros - um aplicativo mobile - que tem o objetivo de melhorar a comunicação entre a população e os serviços públicos de emergência nas áreas de saúde e segurança pública, como Polícia Militar, Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Outro projeto premiado foi a "Análise do efeito alelopático de Leucaena leucocephala sobre Lactuca sativa var.crispa e Cecropia sp." - desenvolvido pela estudante da Escola Estadual Teotônio Vilela, em Campo Grande Thailenny Rezende, e orientado por Vagner Almeida.

A pesquisa garantiu a participação da estudante na Intel Isef, a maior feira científica para estudantes de ensino médio do mundo, realizada nos Estados Unidos. Além da credencial para Intel Isef, a pesquisa conquistou a primeira colocação geral na área de Ciências Biológicas e o Prêmio Destaque do Ano - Ciências Moleculares.

“É uma grande satisfação para mim, por ser estudante de escola pública, poder representar o país em um evento como a Intel Isef e, por isso, estamos todos muito felizes”, comemorou Thailenny.

O projeto premiado estuda a alelopatia de uma planta exótica, ou seja, sua capacidade de emitir substâncias no meio ambiente, sejam benéficas ou prejudiciais a outras plantas. Para participar da Febrace, Thailenny foi credenciada na Feira de Ciência e Tecnologia de Campo Grande (Fecintec), promovida pelo IFMS.

A Fecintec é uma das dez feiras de ciência e tecnologia promovidas anualmente pelo IFMS nos municípios onde a instituição tem campus. Os eventos são realizados durante a Semana de Ciência e Tecnologia.

Nesta edição da Febrace, a delegação de Mato Grosso do Sul apresentou 25 projetos de pesquisa, sendo o estado com o maior número de finalistas no evento.