Acadêmicos montaram um dossiê que foi entregue à Polícia Federal. Documento afirma que 23 pessoas não se enquadram nos critérios de cotas raciais, sociais e de pessoas com deficiência.

Estudantes de medicina denunciam à PF fraudes em cotas da UFMS
Estudantes colaram cartazes nos vidros do Centro Acadêmico de Medicina.) / Foto: Izabela Sanchez

A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) é alvo de denúncia sobre fraude no ingresso de estudantes por cotas. É que apontam acadêmicos de medicina. Os estudantes entregaram um dossiê à Polícia Federal. No documento, 23 pessoas não se enquadrariam nos padrões exigidos para as cotas raciais, sociais e até de pessoas com deficiência.

Os alunos colaram cartazes no Camed (Centro Acadêmico de Medicina) denunciando a suposta fraude. Um acadêmico de medicina, que preferiu não ser identificado, afirma que a discussão começou no início do ano.

“A gente via pessoas brancas entrando com cotas raciais. A gente via alguém entrando com cota de renda morando sozinha num apartamento que custa R$ 1 mil, pagando R$ 250 mensais pela formatura”, explica.

O estudante explica que a denúncia não teve efeito no centro acadêmico, e dessa forma alguns alunos resolveram agir de forma independente. Após diversos ofícios enviados à UFMS, eles decidiram acionar a Polícia Federal.

“Nada disso teve efeito. Aí a gente começou a fazer um dossiê, foram 23 pessoas que a gente conseguiu colocar nesse dossiê, mas certamente tem muito mais. E ficou mais ou menos pronto no último mês. Antes de ontem eu queria, pra ter mais força, levar ou no MPF ou na PF. Levei na Polícia Federal na terça-feira (6), tudo isso para tentar dar seguimento a essa questão. Acho que é importantíssimo e é sistêmico na medicina”, afirmou.