Fundação alega que pagam os valores em até 30 dias

Estagiários reclamam de falta de data fixa para pagamentos de bolsas da Fundect: ‘pagam quando querem’
Fundação alega que pagam os valores em até 30 dias / Foto: Divulgação/Governo do Estado

Estagiários do Programa MS Multiplica reclamam da falta de uma data fixa para pagamento das bolsas e do vale-transporte. A Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia), responsável pelos encaminhamentos dos pagamentos, informa que os valores serão depositados nesta quarta-feira (16) e disponível para saque na quinta-feira (17).

Segundo uma estagiária, que preferiu anonimato, a carga horária semanal é de 30 horas, sendo seis horas diárias de atividades. A bolsa-auxílio é d R$ 1,1 mil e vale-transporte de R$ 200. Ela ingressou no programa em 2023, enquanto alia os estudos no curso de psicologia na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Ela ainda narra que a iniciativa reformulou as regras. Apesar das cláusulas do programa indicarem que o pagamento da bolsa deve ser feito em até 30 dias, a estudante diz que há quatro meses que os valores são depositados sem previsão e após os 10 primeiros dias do mês. 

“Vários acadêmicos de diversas universidades do Estado participam do programa. Todos os envolvidos dependem do valor da bolsa para sobreviver enquanto esperam o diploma. Até hoje (16) não recebemos. É um absurdo pagar em até 30 dias. Anteriormente, quando era pago no 5° dia útil, permitia um planejamento do estudante”, descreve.

Outro estagiário reforça que a falta de uma data fixa nos pagamentos das bolsas está prejudicando o seu financeiro. “Meu vale-transporte já acabou e eu estou arcando do meu próprio bolso. Por exemplo, se mês passado nos pagaram dia 15, já completou um mês que o pagamento anterior foi feito. Nós estamos sendo obrigados a flexibilizar nossas contas já que não tem data certa, eles pagam quando querem. Você não consegue se programar com suas finanças. Antes era dia 5, depois dia 10 e agora dia 15”.

O que diz a Fundect
A fundação ressalta que o pagamento das bolsas não está atrasado, entretanto, que pode ocorrer em datas diferentes de cada mês, desde que dentro do prazo estabelecido, até o dia 30.

“A Fundect encaminha, dentro do prazo determinado pela Secretaria de Estado de Fazenda, as solicitações de pagamento das bolsas, que são processadas e depositadas diretamente na conta bancária do estagiário pela própria Secretaria de Fazenda”.

Além disso, a pasta indica que os pagamentos vêm sendo realizados com regularidade, geralmente até o dia 15 de cada mês, sem qualquer histórico de atraso ou de transferência para o mês seguinte.

“Informamos, ainda, que a previsão é de que o pagamento no mês de julho seja realizado pelo Tesouro do Estado no dia 16 de julho, ficando disponível aos estagiários para saque no próximo dia”.