Ele recebeu as duas doses da vacina contra a covid-19, mas envelhecimento do pulmão atua como agravante em idosos.
O geriatra Natan Chehter, do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, explica os motivos de o ator Tarcísio Meira, de 85 anos, precisar ficar intubado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) mesmo após ter tomado às duas doses de vacina contra a covid-19.
“O Tarcísio Meira é uma estatística nesse momento. Além disso, há a questão das variantes, que não sei se ele foi diagnosticado com alguma. Mas, eventualmente, algumas vacinas têm a eficácia menor contra as mutações, então se a cobertura já não era 100%, as variantes podem conferir maior gravidade e ou maior infectividade”, explica o médico.
Tarcísio foi diagnosticado com covid-19, assim como a sua esposa, a atriz Glória Menezes, de 86 anos, que também foi internada com a doença, mas com quadro de menos gravidade. Ela também recebeu às duas doses da vacina que protege contra o coronavírus.
O médico disse ao R7 que a justificativa é que a evolução grave do ator, além da idade avançada, é que nenhuma vacina é 100% eficaz e algumas pessoas ainda estão suscetíveis aos sintomas mais agressivos mesmo após a imunização completa, segundo
O envelhecimento do sistema imunológico é outro fator associado ao agravamento da covid-19 em idosos. Segundo o especialista, pessoas em idade avançada costumam produzir menos anticorpos e estes, por sua vez, atuam de maneira menos eficiente no organismo.
Isso reflete diretamente na produção de anticorpos impulsionada pela vacina, que também é menor em pessoas mais velhas.
“Uma pessoa tem um arsenal de anticorpos que é formado toda vez que ela é vacinada. Então a vacina, pela própria cadência do sistema imune, faz uma imunidade menor no idoso”, diz o médico.“O sistema imune dos idosos é mais lento em dar sua resposta, então o pico acontece, em geral, de forma retardada em relação aos jovens. Até o idoso conseguir fazer uma resposta mais eficaz demora um pouco mais de tempo e eventualmente prejudica [a recuperação], além do próprio envelhecimento do pulmão”, explica.











Olá, deixe seu comentário!Logar-se!