Segundo Cecília, uma estrutura completa foi montada, incluindo apoio psicológico e emocional para alunos que perderam algum ente querido para covid.

Escolas estaduais vão fornecer kits e apoio psicológico para alunos no retorno presencial

A secretária estadual de Educação, Maria Cecília Amêndola da Motta, garantiu, nesta terça-feira (13), que após muito sofrimento da população e dos alunos, a rede estadual está pronta e capacitada para a voltar às aulas presenciais, no dia 2 de agosto. 

Em Mato Grosso do Sul, as 345 escolas da REE/MS (Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul) voltarão as aulas presenciais de forma alternada e respeitando a bandeira do Prosseguir de cada cidade. São mais de 200 mil alunos.

“Muita gente aguardando, muito sofrimento da população, porém estamos prontos. Em uma semana metade da turma, na outra semana metade, até que a bandeira vai aliviando e ficando verde, as escolas estão prontas e organizadas com todo material de biossegurança, desde aferição da temperatura ao kit que o aluno vai levar para casa”, destacou na manhã de hoje (13). 

Segundo Cecília, uma estrutura completa foi montada, incluindo apoio psicológico e emocional para alunos que perderam algum ente querido para doença. 

Nas cidades com bandeira cinza, as unidades vão receber apenas 30% dos alunos em cada sala de aula. As de bandeira vermelha 50%, as que estiverem na cor laranja 70% e na amarela 90%. Na bandeira verde não haverá a necessidade de alternância entre os estudantes e a escola poderá receber 100% dos estudantes.

Entenda
As escolas deverão levar em consideração as sinalizações do Prosseguir com a média de 30 alunos por sala.

Em Campo Grande, por exemplo, se a bandeira estiver na cor cinza significa que apenas 9 alunos poderão frequentar a sala de aula. Na cor vermelha o total de 15 estudantes podem ir. Na cor laranja 21 estudantes e na cor amarela 27 alunos. Na cor verde os 30 alunos poderão frequentar presencialmente.

Volta às aulas
De 19 a 30 de julho haverá aulas remotas.

De 19 a 23 de julho a SED planeja o retorno presencial.

De 26 a 30 de julho as equipes das escolas se preparam.

Dia 2 de agosto, volta as aulas presenciais de maneira alternada e respeitando a classificação do Prosseguir.