Atletas conquistaram medalhas de ouro e prata durante a competição.

Equipe de judô da escola Sesi garante vaga em mundial escolar na França
As jovens garantiram uma vaga na competição internacional. / Foto: Reprodução/Fiems

As jovens Maria Júlia Siqueira Moreira e Milena Maria Damarco, atletas de judô da escola Sesi, de Campo Grande, conquistaram medalhas de ouro e prata, respectivamente, garantindo uma vaga na fase mundial da competição, que acontecerá na França.

A competição ocorreu entre os dias 21 e 24 de março, em Maceió (AL), sendo esta uma disputa de nível nacional.

Para conquistar a tão sonhada medalha, Maria Julia enfrentou e venceu a atleta paraibana Maria Eduarda Moisés, após aplicar o golpe "waza-ari", durante o golden score. Alegre, ela comentou sobre a conquista.

“Estou muito feliz, porque é meu primeiro ouro nacional e vai me dar oportunidade de representar o Brasil na França. A lembrança que eu levo de Aracaju é de nunca desistir e ir atrás dos meus sonhos, porque sei que é possível. Agradeço aos meus pais, irmã, sensei, família do judô e à Escola Sesi. Vocês fazem parte disso”.

Já Milena Maria lutou contra a jovem Bianca Reis, representante do Distrito Federal, segurando a pressão da atleta adversária. Porém, nos segundos finais, sofreu um golpe derradeira, que a deixou em segundo lugar.

“Estou muito feliz com o meu resultado, mas não satisfeita. Queria ter saído com o ouro e com a vaga. Agora é voltar para casa e treinar mais e mais. Tudo isso é um processo, e continuo em frente buscando meu sonho”, disse Milena.

A Gymnasiade acontece a cada dois anos, semelhante aos Jogos Escolares Olímpicos e Paralímpicos. Voltada a alunos do ensino médio entre 15 e 18 anos, a competição deve reunir este ano o total de  5 mil atletas, vindos de 80 países para a disputa de 19 modalidades.

 Os torneios serão organizados nas cidades francesas de Le Havre, Deauville, Caen e Rouen, entre os dias 14 e 22 de maio.