De acordo com a prefeitura de Corumbá, a empresa responsável pelo descarte foi notificada e o material retirado do local.

Equipamentos hospitalares descartados de forma irregular em praça de MS eram de maternidade
Equipamentos hospitalares são descartados em praça de Corumbá (MS). / Foto: Reprodução/TV Morena

Os equipamentos hospitalares descartados de forma irregular em uma praça de Corumbá, a 430 km de Campo Grande, eram de uma maternidade e não de unidades de saúde do município, como havia informado a Secretaria de Saúde. De acordo com o órgão, macas, incubadoras, cadeiras e outros aparelhos que estavam amontoados na área, foram retirados na manhã dessa quinta-feira (8).

Em nota, a prefeitura de Corumbá informou que a empresa responsável pela obra do Centro Esportivo do Bairro Guanã, é a mesma que venceu a licitação para a reforma da maternidade.

A nota ainda explica que os equipamentos sem condições de uso estavam dentro do prédio da maternidade e que a empresa teria os descartados porque precisava liberar espaço para uma obra que acontecia no local. Na época, a companhia teria se responsabilizado de fazer o descarte de uma maneira correta, o que não aconteceu.

De acordo com o órgão, a empresa será notificada e a retirada dos equipamentos foi uma ordem de serviço da junta interventora da Santa Casa de Corumbá. Segundo a direção do hospital, todos equipamentos estão armazenados em um espaço adequado onde ficarão até o descarte final. A direção da maternidade não informou o novo local.

Segundo a secretaria de saúde, foi feito um levantamento de equipamentos e bens da área da saúde do município. Os materiais que não podem ser consertados e que também não tem condições de serem reaproveitados, estão em um depósito, armazenados de forma correta, para serem leiloados.

Relembre o caso
 
Na última terça-feira (5) um telespectador flagrou o montante de equipamentos hospitalares e gravou um vídeo para mostrar o local onde foram descartados. O material estava em uma área que está sendo utilizada para a construção de uma praça, na parte alta da cidade.
 
Na ocasião, o secretário de saúde do município, Rogério Leite, informou que uma equipe da prefeitura era a responsável por fazer a separação dos equipamentos que poderiam ser consertados, reaproveitados ou que precisariam ser descartados e que estes, que foram descartados na praça, pertenciam à unidade de saúde do bairro.