Entenda por que o WhatsApp Web não funciona com iPhone

O WhatsApp fez duas revelações surpreendentes ontem: a exisência de um aplicativo para PCs e a informação de que ele não pode ser usado por quem tem iPhone. Mas a empresa explicou o porquê.

Em conversa com o GigaOM, um porta-voz disse que o problema do iOS é que ele não oferece sistema multitarefas e nem uma tecnologia push adequados. Vale ressaltar que a falta de um multitarefas decente é reclamação antiga dos usuários da plataforma.

A questão, como detalha o Gizmodo, é que a API do multitarefas do iOS só permite que se efetue algumas funções específicas quando o aplicativo está em segundo plano, e o WhatsApp precisa manter uma conexão aberta com o servidor independentemente de estar em primeiro ou segundo plano.

Outra curiosidade é que o WhatsApp Web só funciona no Chrome. A empresa justifica que o sistema de notificações do programa é o ideal, e parece que o problema está no WebRTC, padrão que permite usar os navegadores para fazer chamadas por voz, vídeo e comunicação em tempo real.

Atualmente, o navegador que suporta melhor essas funções é o Chrome, enquanto Opera e Firefox também poderiam ser enquadrados. Internet Explorer e Safari estão longe de atingir as exigências necessárias.