Em época de eleição, tecnologia ajuda equipes de campanha a filtrar o perfil do eleitor e o que mais ele comenta nas páginas do candidato.

Engenheiro cria aplicativo que indica a empresas temas preferidos na internet
Empresa transforma o que as pessoas pensam e expressam nas redes em dados estatísticos. / Foto: Danielle Valentim

Empresas, equipes e demais interessados em saber o que as pessoas pensam sobre marcas, pessoas ou assuntos ganharam uma ferramenta. Criado em Campo Grande, o aplicativo SIS Corpora Artificial Intelligence, para celular e computador, “varre” a internet e entrega ao cliente gráficos detalhados do que foi solicitado, desde comentários positivos e negativos a postagens que obtiveram mais sucesso nas redes sociais.

Em período de campanha eleitoral, o político se torna uma “marca” e o aplicativo disponibiliza as equipes, assessores e até eleitores, uma análise de quem segue o candidato, o assunto mais comentado na página e quais publicações são de interesse público, ou seja, que obtiveram maiores compartilhamentos ou comentários.

Atualmente, quando se fala em debate político na internet, as opiniões diferentes transformam a plataforma em “ringue”, de luta verbal e agressões psicológicas. Filtrar o que é oposição ou elogio pode ser um desafio que requer muito trabalho, sendo às vezes tempoperdido.

Para o criador do aplicativo, o engenheiro Cristiano Trindade, a empresa pode poupar tempoe “ir direto ao ponto”, pois o aplicativo faz o trabalho de entender o que as pessoas pensam transformando as informações em dados estatísticos.

“Nós fazemos a análise detalhada de como e o que as pessoas pensam, nós conseguimos analisar em tempo real de uma maneira real e ampla, o que a população realmente espera e anseia nos governantes, nos níveis municipal, estadual e presencial. Tudo porque as pessoas expõem as opiniões nas redes sociais e nosso trabalho é entender o que elas pensam e classificar estatisticamente as ideias das pessoas”, disse.

Mas esta é apenas uma opção, já que o SIS Corpora monitora marcas no geral. Isso inclue imprensa, redes sociais, linked in, plataformas musicais e tendências de gênero por região, artistas, cenário políticos, por exemplo.

O valor do projeto depende do volume de marcas que serão analisadas. Os interessados em adquirir o aplicativo podem entrar em contato com SIS Corpora pelo telefone 67 3222-1300, na internet http://siscorpora.com.br/br/ ou diretamente no prédio na Rua Espirito Santo, 61, Centro.