Apenas 29,2% dos mais de 5,5 milhões de estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 não compareceram ao segundo dia de provas, o menor índice desde 2016.

Enem 2018 tem melhor aplicação desde 2009, avalia Inep
Provas deste domingo foram reservadas às questões de Matemática e Ciências da Natureza - / Foto: EBC

Os dados foram divulgados no domingo (11), em entrevista coletiva, pela presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini, e pelo ministro da Educação, Rossieli Soares.

As provas deste domingo foram reservadas às questões de Matemática e Ciências da Natureza.

O baixo número de ausentes confirma a tendência vista no primeiro dia de aplicação do exame, no domingo passado (4), quando somente 24,9% dos inscritos faltaram, o menor percentual dos últimos nove anos.

Diferentemente da ausência, a abstenção é computada apenas quando o candidato não comparece a nenhum dos dois dias do exame.

O número final de abstenções será divulgado somente após a conferência das atas de todos os locais de prova.

De acordo com o Inep, pela primeira vez desde 2009, ano em que o exame assumiu o atual formato, uma das provas do Enem não precisará ser reaplicada por conta de problemas logísticos e de aplicação, uma vez que não foram registradas ocorrências que tenham impedido a conclusão dos exames realizados neste domingo.

Apenas as provas da semana passada deverão ser refeitas por estudantes de dois municípios, por conta de problemas de energia elétrica (ver detalhes abaixo).

"Nós estamos muito felizes com a realização do Enem deste ano, que é um grande sucesso para todos nós. Acho que esse é um sentimento de toda a equipe e das milhares de pessoas que estão pelo Brasil", ressaltou o ministro Rossieli Soares.

Nesta quarta-feira (14), o Inep divulgará os gabaritos e Cadernos de Questões no Site do Enem e no Aplicativo do Enem. Os resultados estão programados para 18 de janeiro de 2019.

Novidade
Apesar de o exame ter sido realizado sem registro de ocorrência, qualquer estudante que se sentir afetado por algum problema durante a prova poderá se manifestar por meio da página do participante, entre 12 e 19 de novembro.

A ferramenta é uma novidade da edição deste ano do Enem. "A resposta a esses casos será emitida por SMS ou por e-mail, nos dados cadastrados pelo participante", revelou Maria Inês Fini.

Eliminações
Em todo o Brasil, 66 pessoas foram eliminadas neste segundo dia do Enem – 64 delas por descumprimento de regras gerais do edital, como ausentar-se antes do horário permitido, utilizar materiais impressos, não atender as orientações dos fiscais, entre outros motivos.

Um estudante foi eliminado na revista do detector de metal; outro, por se recusar a coletar os dados biométricos. Além disso, foram registradas 88 ocorrências por emergências médicas.

Reaplicação
Por conta de problemas relacionados à falta de energia no domingo passado, 993 estudantes de Franca (SP) e 759 de Porto Nacional (TO) terão direito à reaplicação das provas de Linguagens, Redação e Ciências Humanas nos dias 11 e 12 de dezembro, mesmas datas em que será aplicado o Enem para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL).