A preocupação da empresas funerárias presentes na reunião também está na questão do tempo mínimo para velórios.

Empresas funerárias e Saúde discutem medidas de prevenção em atendimentos funerários

A preocupação com as medidas de segurança para evitar a contaminação com o Covid-19 é está latente em todos os segmentos comerciais.

Ontem, 19, os secretários municipais Cláudia Franco (Saúde) e Ronaldo Ângelo (Planejamento) se reuniram com os proprietários das empresas funerárias de Aquidauana para debaterem quais as orientações de higiene e prevenção deverão ser reforçadas pelas empresas e seus funcionários nos serviços de assistência à morte, como, os funerais e sepultamentos.

Participaram da reunião a enfermeira coordenadora da epidemiologia municipal, Daniele Garcia, as assistentes sociais do município, que atendem no Plantão Social e os proprietários das empresas Pax Universal e Pax Vida.

A Secretaria Municipal de Saúde de Aquidauana está em contato com o Governo do Estado e Ministério da Saúde para obter informações sobre quais medidas específicas de segurança para o setor funerário, diante da crise de pandemia do Covid-19 (coronavírus) e poder repassar às empresas funerárias de Aquidauana.

No entanto, as empresas funerárias também já devem seguir as mesmas normas de segurança para evitar a disseminação do Covid-19, expedidas pelos órgãos oficiais de saúde pública, que são de se evitar a aglomeração de pessoas, higienização das mãos com água e sabão e álcool gel e os ambientes devem ser mantidas limpas as instalações sanitárias e demais ambiente.

A preocupação da empresas funerárias presentes na reunião também está na questão do tempo mínimo para velórios no caso de evitar contágio do Covid-19 devido a aglomeração de pessoas nos velórios e na necessidade de reforçarem o uso de EPIs aos funcionários dos atendimentos funerários, para que eles estejam devidamente protegidos de contaminação.

Nesse mesmo sentido, familiares e amigos dos entes queridos durante os velórios e sepultamentos precisam colaborar, adotando a prevenção ao Covid-19 mesmo no momento de dor e despedida, pois o vírus fica no ambiente e é de rápido contágio.