Na manhã desta quinta-feira (18), a Polícia Federal cumpriu 10 mandados de prisão a pessoas envolvidas em tráfico interestadual de drogas. Foram presas pessoas em Campo Grande e em Aquidauana, cidade a 143 quilômetros da Capital, membros de uma quadrilha responsável por comercializar maconha em Rondônia e outros pontos da região norte do país.

De acordo com os delegados da Polícia Federal Leonardo Nogueira Rafaini e Cleo Mazotti, delegado regional de combate ao narcotráfico, durante a operação, que teve início em julho de 2015, foram apreendidos 1,2 tonelada de maconha, além de 7 veículos de luxo, comprados com o dinheiro da venda do entorpecente. Só nesta quinta-feira, foram apreendidas duas motocicletas, uma Suzuki Bandit preta, e uma camionete Hilux branca. Também foi apreendida uma espingarda.

Segundo a Polícia Federal, cinco pessoas já haviam sido presas em flagrante durante as investigações e três estavam no Presídio de Trânsito de Campo Grande. Mesmo detidos, os três suspeitos continuavam passando informações e distribuindo 'tarefas' aos outros envolvidos, por ligações e mensagens de celular.

Cavalo doido

Conforme a polícia, a forma como a droga era transportada é conhecida como 'Cavalo Doido'. Os suspeitos buscavam a maconha em Bela Vista, cidade de fronteira com o Paraguai, que fica a 324 quilômetros de Campo Grande, e faziam o transporte da droga até a Capital em carros de menor valor. Muitas vezes o entorpecente nem estava escondido no veículo, apenas colocado nos bancos ou porta-malas e o motorista seguia sozinho com a droga.

Em Campo Grande, o entorpecente era distribuído e levado por 'mulas', pessoas contratadas para transportarem a droga para o norte do país. A polícia segue com as investigações, para apurar o valor total em dinheiro arrecadado pela quadrilha. Além de ser vendida em outros estados, a maconha também era comercializada em Campo Grande, por aproximadamente R$ 600 o quilo. Segundo a polícia, a quadrilha atuava há 5 anos.

Envolvidos

A Polícia Federal não divulgou os nomes dos presos, para não atrapalhar as investigações, mas revelou que empresários de Campo Grande estariam envolvidos no esquema de tráfico. Além disso, os delegados afirmam que os 'cabeças' da quadrilha foram presos, incluindo o homem de 54 anos, conhecido como 'Cowboy', que dá nome à operação.

Dos 15 presos, 14 são homens e uma mulher foi detida, além de uma adolescente que foi apreendida em Anastácio com droga e fazia parte do esquema. Também foi informado pela polícia que um financiador do comércio da droga em Campo Grande foi preso.

A operação não tem prazo para terminar e, segundo o delegado Cleo, “A Polícia Federal desbaratinou uma organização grande de tráfico de drogas que agia no Estado”.