A Cesp (Companhia Energética de São Paulo) anunciou que irá plantar 767 mil mudas em Anaurilândia e Bataguassu

Empresa paulista vai restaurar 466 hectares de mata nativa em MS
A Cesp (Companhia Energética de São Paulo) anunciou que irá plantar 767 mil mudas em Anaurilândia e Bataguassu / Foto:  divulgação, Cesp

A Cesp (Companhia Energética de São Paulo) anunciou que irá restaurar 466,7 hectares de mata nativa em Anaurilândia e Bataguassu, no interior de Mato Grosso do Sul. A empresa tem usina instalada às margens do rio Paraná, que marca a divisa entre os Estados de MS e SP. Juntas, as duas cidades receberão 767 mil mudas, segundo a Cesp.

Anaurilândia terá 235,18 hectares de mata nativa restaurada e Bataguassu, 197,78 hectares. A iniciativa é dividido em: 375,8 hectares de reflorestamento (plantio intensivo de mudas); 57,1 hectares de enriquecimento ambiental (plantio de mudas para aumentar a diversidade genética de espécies); e 33,7 hectares de regeneração natural (sem intervenção direta, apenas medidas de proteção do local e monitoramento).

Até o momento, as ações já restauraram cerca de 79,51 hectares na região, com o plantio de 60.500 mudas. A expectativa é de chegar ao fim do ano com mais 40,7 hectares restaurados. A Cesp informa que, após o plantio, começa o processo de manutenção, que inclui cercamento, implantação de aceiros, monitoramento e, se necessário, replantio.

 

Só em Mato Grosso do Sul, a companhia cuida de 40 mil hectares em áreas nativas preservadas. As ações de conservação incluem a Reserva Particular do Patrimônio Natural Cisalpina, no município de Brasilândia. Segundo a empresa, a área serve de refúgio biológico e palco para pesquisas científicas.