O veículo estava com uma carga de madeira transportada ilegalmente.

Empresa paranaense é autuada por transporte de carga de madeira ilegal em MS
O veículo estava com uma carga de madeira transportada ilegalmente. / Foto: Reprodução

Uma a empresa, com domicílio jurídico em Campo Largo (PR), foi autuada administrativamente em R$ 14.100,00, por policiais militares ambientais de São Gabriel do Oeste por infração ambiental de transporte ilegal de madeira.

Nesta quarta-feira (23), os policiais se deslocaram ao Posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), ao serem acionados pelos policiais que trabalhavam no Posto, para proceder a autuação administrativa (multa ambiental), a uma empresa proprietária de um caminhão Mercedes Bens tractor, com uma carreta bitrem acoplada. O veículo estava com uma carga de madeira transportada ilegalmente.

O veículo deslocava-se da cidade de Santa Carmem (MT), onde foi carregado, para Curitiba (PR). O caminhão transportava madeira serrada em desacordo com Documento de Origem Florestal (DOF), que é o documento ambiental para o transporte e armazenamento de qualquer produto florestal estava. 

Quando os policiais realizaram a cubagem da madeira transportada verificaram que havia 7 m³ de madeira acima do descrito na nota fiscal e no documento ambiental, o que também se caracteriza como crime ambiental.

Na cubagem da madeira perfez 47 m³ e na nota fiscal constava 40 m³, caracterizando um excesso de 7 m³. O veículo e a madeira foram apreendidos e os responsáveis pela empresa ainda poderão responder criminalmente com pena de detenção prevista de seis meses a um ano.