A rua se transformou praticamente em um shopping a céu aberto e desde o surgimento se consolidou como a principal via da área central.

Emblemática, Rua 14 de Julho completa 110 anos e revitalização é uma charme

A Rua 14 de Julho, localizada no Centro de Campo Grande é um símbolo da história da cidade e completa 110 anos hoje. O aniversário centenário também tem um motivo a mais para ser comemorado: a revitalização da via, que deu um charme 'a mais' e orgulho ao campo-grandense.

A rua se transformou praticamente em um shopping a céu aberto e desde o surgimento se consolidou como a principal via da área central.

A história da 14 de Julho
Conforme dados da Arca (Arquivo Histórico de Campo Grande), a denominação é em homenagem à queda da Bastilha, proposta pelo vereador Miguel Garcia Martins (3ª legislatura – 1909 – 1911) que significou um marco histórico para a humanidade, quando os franceses se insurgiram contra a tirania real, iniciando o movimento conhecido como Revolução Francesa, que tanto influenciou no comportamento dos povos ocidentais.

Em Campo Grande, a 14 de Julho se constituiu aos poucos como principal rua comercial e por várias décadas se configurou como via de acesso a Estação Ferroviária da Noroeste do Brasil. Inicialmente chamada de Beco – porque ali existia um trilheiro deserto, curto e sem saída. Recebeu o nome de Rua 14 de Julho no final da primeira década de 1900.

Troca de nomes
Em 1930, mudou seu nome para Aníbal de Toledo, em homenagem ao presidente eleito do Estado de Mato Grosso. O governante, no entanto, durou apenas nove meses no poder e a rua passou a se chamar João Pessoa, em homenagem ao candidato a vice-presidência do Brasil que nesse mesmo ano fora assassinado, comovendo toda a nação.

Em 1941, a rua volta a sua denominação primitiva, que nunca tinha sido abandonada pela população. A Rua 14 de Julho recebeu seu principal calçamento no final dos anos 20, pelo processo inaugurado na Inglaterra, o macadame.

Relógio
Na confluência da Rua 14 de Julho com a Avenida Afonso Pena, foi inaugurado no dia 23 de Agosto de 1933, o famoso relógio, que se transformou no grande ponto de referência da cidade. O relógio foi demolido em 7 de Agosto de 1970 e voltou ao mesmo local após a revitalização.