Quando o Brasil chegou a Toronto para a disputa dos Jogos Pan-Americanos, o técnico José Roberto Guimarães havia traçado duas metas: conquistar o quinto ouro da história na competição e utilizar a estrutura e o formato do evento para testar novidades que serão aplicadas em 2016, durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Ele está bem perto de alcançar os dois objetivos.

Na noite de ontem, em uma virada espetacular, o time venceu Porto Rico por 3 sets a 2, com parciais de 18/25, 24/26, 25/22, 25/19 e 15/11, na quadra montada no Centro de Exibições, e assegurou a vaga na final.

Na disputa pelo ouro, o Brasil encara o vencedor de Estados Unidos x República Dominicana, que jogam ainda nesta quinta. A final acontece neste sábado (25.07), às 21h30 (de Brasília).

“Sabíamos que não seria fácil, começamos mal a partida, mas tivemos força para buscar o empate. A Ana Tiemi entrou bem no tie-break, fez a diferença no saque e conseguimos a virada.

Agora é descansar e chegar com tudo para essa disputa pela medalha de ouro”, destacou a ponteira Fernanda Garay, maior pontuadora da partida com 28 pontos.

Outro destaque foi a jovem Rosamaria. A camisa 1 do Brasil saiu do banco de reservas no segundo set para ajudar na reação na equipe.

“Fico feliz por ter ajudado. As meninas me deram muita força e consegui virar as bolas. Espero que na final eu também esteja inspirada”, comentou a catarinense.

Ao fim da partida, o técnico Zé Roberto comemorou a classificação para a decisão, mas mostrou preocupação com a oscilação do time dentro do jogo. “Deixamos Porto Rico acreditar que podia vencer a partida. Isso é perigoso.

Crescemos na reta final, fomos felizes em alguns fundamentos, como os saques e os bloqueios, e conseguimos buscar a virada.

Resultado muito importante”, analisou o treinador, sem dizer se tem algum adversário preferido na final. “Não adianta escolher adversário.

Estados Unidos e República Dominicana estão fazendo um ótimo Pan. Estão na semifinal por méritos. Os dois são ossos duros de roer. Temos que pensar na gente. Corrigir os nossos erros para buscar o ouro”, encerrou.

No vôlei feminino, o Brasil conta com oito medalhas na história dos Jogos Pan-Americanos: quatro de ouro, duas de prata e duas de bronze.

O jogo

Desconcentradas, as jogadoras do Brasil erraram muito e perderam o primeiro set. Foram apenas 10 pontos em ataques, quatro em bloqueios, um no saque e três em erros das adversárias. Assim, as porto-riquenhas fecharam sem muita dificuldade: 25/18.

O segundo set também foi de Porto Rico. Mesmo com uma boa atuação de Rosamaria, a seleção brasileira até equilibrou as ações, mas errou no fim e acabou derrotada por 26/24.

Depois de uma bronca de Zé Roberto e impulsionado pela torcida verde e amarela que lotou as arquibancadas do ginásio, o Brasil venceu o terceiro e o quarto sets. Lideradas pela experiente Fê Garay e pela promissora Rosamaria, a equipe mostrou poder de reação e fez 25/22 e 25/19.

No tie break, o Brasil chegou a estar perdendo por 6 x 2, mas, com uma sequência incrível da levantadora Ana Tiemi no saque, o time somou seis pontos seguidos, virou o placar e carimbou o passaporte para final pan-americana ao cravar 15/11.
A campanha em Toronto

Brasil 3 x 2 Porto Rico

Brasil 3 x 1 Peru

Brasil 3 x 2 EUA

Brasil 3 x 2 Porto Rico .