Professores também devem participar de discussões para identificar estudantes possivelmente dependentes

Em palestra, alunos aprendem sobre riscos de vape, narguile e outras drogas em MS
Professores também devem participar de discussões para identificar estudantes possivelmente dependentes / Foto:  Eliel Dias, Jornal Midiamax

Alunos da Escola Estadual Cívico-Militar Marçal de Souza Tupã-Y, no Jardim Los Angeles, região sul de Campo Grande, acompanham nesta segunda-feira (14) um ciclo de palestras sobre prevenção de uso de drogas, incluindo o vape e o narguile. 

As conferências do projeto “Trabalhando Ágape” são para alunos do 8º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio. O presidente e fundador do Trabalhando Ágape, Carlos Renato Ramos Nunes, disse que o objetivo é zerar o uso desses itens.

“As palestras para os alunos são para a prevenção do vape, do cigarro – que faz um mal muito grande e as pessoas acham que não -, o narguile também, que é muito danoso à saúde, o cigarro e o álcool. O álcool é uma bebida social que faz muito mal ao adolescente. E os professores vão aprender a identificar quem está usando e como lidar com isso”, explicou.

O diretor escolar Ademir Medeiros Júnior conta que a realização das conferências veio da necessidade de combater o uso de vape e narguile, frequente entre os adolescentes.

“O trabalho com a comunidade escolar deve se tornar significativo, não somente trabalhar de forma a punir aquele que está fazendo errado. Se não houver um processo de conscientização, não surte efeito e aí fica só um processo de aplicar algumas punições, e o nosso objetivo não é esse, é abraçar esses alunos, ressignificar esses conceitos, para que eles possam se desenvolver cada vez mais e vencer essas dificuldades na vida”, comentou.

Professores também devem acompanhar as palestras, de manhã e à tarde. A ideia é que as discussões se repitam a cada três meses.