Em MS, professores da rede estadual aceitam proposta de reajuste salarial
Assembleia realizada por professores do estado nesta quinta-feira (12). / Foto: Rodrigo Grando/ TV Morena

Professores da Rede Estadual de Ensino se reuniram nesta quinta-feira (12), em Campo Grande, para analisar a proposta de reajuste salarial feita pelo governo de Mato Grosso do Sul. Cerca de 400 representantes de 73 sindicatos do estado participaram da assembleia e aceitaram a proposta. A mudança é para cumprir a lei que prevê a equiparação do piso estadual com o piso nacional da categoria.

Os docentes terão reajuste de 13,01% no mês de fevereiro, retroativo ao mês de janeiro. Ainda neste ano, terão mais um incremento de 10,98%. A data não foi definida. No total, o aumento será de 25,42% nos próximos meses. A primeira parte do aumento vai representar um gasto extra de R$ 14 milhões aos cofres públicos.

A mudança está prevista na lei aprovada em 2013 para equiparar o piso estadual, por 20 horas de trabalho, ao piso nacional por 40 horas, que atualmente é de R$1.917,00.

Nos próximos dias deve ser criada uma comissão formada entre o governo do estado e representantes dos professores para definir como será o pagamento da outra parte do reajuste deste ano e ainda definir o cronograma para o cumprimento da política salarial por 20horas.

A rede estadual reúne 19.500 mil profissionais, a maior categoria do funcionalismo público.