Estudantes de farmácia de uma universidade de Campo Grande realizam, até esta sexta-feira (8), a “Campanha do Recolhimento de Medicamentos”, que tem o objetivo de alertar sobre os riscos da automedicação.

A coleta de fármacos vencidos ou sem utilidade é realizada na semana do “Dia do Uso Racional de Medicamentos”, comemorado na terça-feira (5). Conforme universidade, ao final da campanha, os remédios coletados serão incinerados.

Segundo levantamento feito pelo Instituto de Ciência Tecnologia e Qualidade (ICTQ), que entrevistou 1.480 pessoas de 12 capitais brasileiras em 2014, 76,4% dos brasileiros tomam remédio por conta própria.

Em Mato Grosso do Sul, o Centro Integrado de Vigilância Toxicológica (Civitox) registrou 378 casos de intoxicação por uso de remédios em 2014. De acordo com o Civitox, somente no primeiro trimestre de 2015, foram registrados 111 casos.

A campanha pelo uso racional de medicamentos termina às 22h (de MS). Os pontos de coleta estão localizados na avenida Ceará, 333, e na avenida Alexandre Herculano, 1.400.