José Carlos Barbosa (DEM) pediu à Energisa que reforce a divulgação do benefício, para que quem tem direito possa aderir

Em MS, 171 mil desconhecem direito à tarifa social da energia, diz deputado
Deputado José Carlos Barbosa (DEM) durante discurso na Assembleia Legislativa de MS. / Foto: João Garrigó

Em Mato Grosso do Sul, 171 mil famílias desconhecem que têm direito à tarifa social da Energisa, concessionária de energia no Estado. O dado foi apresentado pelo deputado José Carlos Barbosa (DEM), que enviou um requerimento à empresa pedindo que melhore a divulgação do benefício.

As famílias se enquadram, segundo o deputado, nos critérios estabelecidos para conseguir a tarifa, mas não têm conhecimento. Só em Campo Grande, 49 mil estão nesta situação e, em Dourados, 10 mil.

As informações chegaram ao parlamentar por meio da resposta enviada pela Energisa, justamente explicando sobre como funciona o programa. Dos que têm direito, 121 mil pagam a conta de acordo com a tarifa menor.

O pedido é que a Energisa deixe bem claro pelo site, pela própria conta de energia ou outro meio de divulgação. 

No documento, a concessionária informa desconto de 65% na fatura de energia para residências de famílias consideradas de baixa renda. A medida vale para famílias cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal e que tenham renda per capita menor ou igual ao um salário mínimo.

No caso das pessoas cadastradas com renda mensal de até três salários mínimos, que tenham alguma doença ou deficiência, cujo tratamento exija uso contínuo de aparelhos. A própria Energisa informa que o consumidor tem de ir atrás para aderir ao programa.