Pesquisa realizada pelo IBGE aponta dados referentes às medidas de segurança.

Em meio a pandemia, mulheres são o grupo que mais obedece às restrições do isolamento

Mulheres são as que mais respeitam o isolamento social em Mato Grosso do Sul. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios — PNAD Covid-19, referente ao mês de agosto, foi divulgada hoje (23) pelo IBGE. 

Conforme o levantamento, até o mês passado, cerca de 17,9 milhões de pessoas já realizaram algum teste para diagnóstico da Covid-19 no país. 

Em Mato Grosso do Sul, 143 mil pessoas manifestaram algum dos sintomas de síndrome gripal e 208 mil fizeram o teste para saberem se estavam contaminadas pelo vírus. Deste número, 52,9% eram mulheres e 47,1% homens.

Quanto às medidas de isolamento social, os homens obtiveram um percentual de 31,6% que seguiram as restrições, ficando abaixo das mulheres que registraram 42,5% no cumprimento dessas orientações. 

A pesquisa avaliou também o número de pessoas que ficaram rigorosamente em casa, saindo apenas em casos de urgência. 

No estado, 1,5% da população não fez nenhuma medida de isolamento; 38,3% reduziram o contato, mas continuaram saindo; 37,1% permaneceram em casa, saindo apenas em casos necessários; e 22,1% ficaram completamente isolados.

Brasil
Na região Norte, cerca de 40% das crianças do ensino fundamental e médio ficaram sem conseguir atividades escolares no mês de julho. No entanto, na parte Sul do país 91,7% das crianças do fundamental e 90% do ensino médio, tiveram acesso as atividades escolares.

Pessoas de classes mais baixas de rendimento domiciliar per capita, também tiveram percentuais elevados de crianças e adolescentes sem atividades. Para aqueles que vivem com rendimento per capita de meio salário mínimo, cerca de 24,2% não realizaram atividades.

A categoria Banco ou Financeira foram as mais procuradas para as solicitações de empréstimo (75,7%). O percentual de empréstimos feitos por parentes ou amigos ficou em média de 23,6%, comportamento observado em diversas regiões.

A presença de álcool em gel foi analisada, destaca-se menor uso em domicílios com menos de meio salário mínimo na região Norte (90,5%).