Apesar das reclamações, Batalhão da PM que atende região apresenta estatísticas que trazem redução no número de ocorrências



Não é novidade que o Parque Lageado, localizado no extremo sul de Campo Grande, está longe de ser um dos cartões da Capital sul-mato-grossense. O bairro está a cerca de 15 quilômetros do centro e enfrenta o estigma da insegurança e violência. A forte presença do tráfico de drogas é um sintoma preocupante, principalmente pela crescente quantidade de bocas de fumo, ou seja, residências utilizadas para pequenas comercializações de drogas, conforme afirmam moradores da região.

Além do Parque Lageado, existem outros cinco bairros no entorno que crescem no mesmo ritmo, herdando os mesmos problemas e imitando a criminalidade: Parque do Sol, Parque dos Sabiás, Dom Antônio Barbosa, Jardim Colorado e José Teruel Filho.

O Jornal Midiamax fala mais sobre essa região no Fala Povo: Midiamax nos Bairros, que apresenta particularidades, problemas e personagens dos bairros de Campo Grande. Ao longo da programação, no site, impresso e televisivo Midiamax (canal 4 da Net), serão exibidas histórias de moradores, curiosidades, pontos gastronômicos, segurança e tudo o que envolve o cotidiano da população local

Nesta terceira edição do Fala Povo: Midiamax nos Bairros, as reportagens sobre a região começaram a ser publicadas no último dia 8 e encerram com uma edição do programa transmitida ao vivo da região, no próximo sábado, dia 13 de setembro.

Violência ganha espaço em meio a desigualdade social e concentração de renda
Tanto o Lageado quanto os bairros ao em torno dele se desenvolveram em meio à pobreza. A região demorou a receber investimentos em infraestrutura e, cerca de 30 anos após o início de sua povoação, a situação é a descrita pelos moradores, que reclamam da insegurança e de como o crime é capaz de cooptar jovens.

Contudo, é nesse contexto que o policiamento na região também registra crescimento. a presença mais constante de policiais já apresenta resultados positivos, mesmo que a passos vagarosos, se comparados às expectativas de quem vive na região.

Bairro cresceu em meio à pobreza e violência (Foto: Madu Livramento, Midiamax)
Policiamento reforçado
A tenente Diana, que atua no 10º BPM (Batalhão da Polícia Militar), apresenta os números que evidenciam o trabalho realizado na comunidade. Os dados apontam que entre janeiro e agosto de 2025, os roubos, em geral, apresentaram queda de 21% em relação ao período homólogo.

No caso específico dos roubos em via pública, a queda foi ainda mais expressiva: 36%. A tenente destaca outro ponto relevante: a estabilidade nos índices de homicídios, que não apresentou aumento no período. Além disso, de janeiro até os 10 primeiros dias de setembro, não houve registro de feminicídio na região.

“Tivemos uma queda vertiginosa nos crimes naquela área do Lageado. Não teve aumento de homicídio e não registramos feminicídio. Por mais que pareça para a sociedade que nós não estamos fazendo, nós estamos trabalhando muito. A Polícia Militar, através deste batalhão, trabalha diuturnamente e estamos dando segurança para a população”, frisa.

Apesar de não haver registro de feminicídio, o número de atendimentos às ocorrências de violência doméstica despontou de 27, entre janeiro a agosto de 2024, a 209 no mesmo período deste ano.

Segundo a tenente do 10º BPM, “os números não estão, necessariamente, relacionados ao aumento desse tipo de crime, mas ao reforço de ações de combate à violência contra a mulher que conta com a implantação de uma viatura específica do Promuse [Programa Mulher Segura] e fiscalizações de Medidas Protetivas de Urgência”.

Tenente Diana, do 10º BPM (Foto: Madu Livramento, Midiamax)
Combate ao tráfico de drogas
Conforme garante a Polícia Militar, as ações de combate ao tráfico de drogas estão mais frequentes. Entre janeiro e agosto, houve um aumento de 89% no número de prisões em relação ao mesmo período de 2024.

“A incidência de tráfico na área também é muito grande. Todos os dias temos apreensões, prisões de infratores, cumprimento de mandados de prisões. Fazemos policiamento ostensivo e preventivo contra o tráfico de drogas”, assegura.

“O tráfico de drogas é um crime muito específico. É um crime de formiguinha. A polícia militar faz o serviço de policiamento ostensivo na região. Houve aumento de prisões aí de tráfico de drogas em 89% em relação 2024 a 2025. Espero que com esses números apresentados, mostrando que houve a redução de crimes”, comenta.

Moradores reclamam de crimes violentos na região (Foto: Madu Livramento, Midiamax)
Denúncias
A Polícia Militar destaca que as denúncias são importantes aliadas no combate aos crimes. Caso você tenha alguma informação importante, ou necessite da presença da Polícia Militar, é necessário entrar em contato pelo telefone: 190.

Quem preferir também pode buscar ajuda no 10º Batalhão da Polícia Militar – responsável por todos os bairros da região Anhanduizinho, e que atende cerca de 226 mil habitantes.

O 10º BPM fica na Rua Calendário, nº 16, na Vila Ipiranga.