Evento gratuito é realizado no município, por meio do programa Cidade Empreendedora, e segue até amanhã (6) com uma ampla programação para o público.

Em Maracaju, Dia da Oportunidade reúne pequenos produtores e empreendedores locais
Em Maracaju, Dia da Oportunidade reúne pequenos produtores e empreendedores locais. / Foto: Assessoria de Imprensa

Nesta quinta-feira (5), teve início o Dia da Oportunidade em Maracaju. Promovido pelo Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com a Prefeitura Municipal, o evento gratuito segue até amanhã (6) e traz uma ampla programação para o público composta por palestras, mostra de inovação e sessão de negócios.

Em uma solenidade realizada no início da manhã, a abertura do Dia da Oportunidade reuniu representantes do Sebrae/MS, Prefeitura Municipal e lideranças locais. Na data, o prefeito de Maracaju, José Marcos Calderan, destacou a importância da ação para o fortalecimento do comércio local e para a promoção do desenvolvimento do município.

“Essa é a segunda vez que participamos do Cidade Empreendedora e temos resultados importantes, gerando oportunidade, conhecimento e desenvolvimento para os nossos setores de comércio e serviços, inclusive, na agricultura familiar ajudando os pequenos produtores”, enfatizou o prefeito Marcos Calderan.

Segundo o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o evento vem somar com todo o trabalho que é realizado pela instituição em Maracaju por meio do Cidade Empreendedora.

“Em parceria com a prefeitura municipal e lideranças locais, como Associação Comercial e Sindicato Rural, estamos trabalhando para promover o desenvolvimento de Maracaju e, hoje, a gente traz para o município um dia de oportunidades. Possibilitamos que as pessoas aprendam mais por meio das capacitações, que os empresários participem de sessões de negócios e conheçam alternativas para melhorar a sua empresa, então, é uma iniciativa que vem ajudar a todos e transformar a vida das pessoas”, pontou Claudio.

Também participaram da abertura do Dia da Oportunidade, entre as lideranças locais presentes, secretário de Desenvolvimento e Meio Ambiente, Agadir Mossmann, presidente da Associação Comercial de Maracaju, Fernandes Figueiredo Cristaldo, presidente do Sindicato Rural de Maracaju, Fabio Olegario Caminha, presidente da Câmara Municipal, Robert Ziemann.

Durante a abertura do Dia da Oportunidade em Maracaju, o Sebrae/MS também entregou para a Prefeitura Municipal um kit para a Sala do Empreendedor composto por dois notebooks, camisetas e um Memorial Descritivo que apresenta um novo layout para o espaço. A entrega irá ajudar a transformar a Sala do Empreendedor em um ambiente cada vez melhor para atender os empresários do município. Atualmente, o local desempenha o papel de apoio ao comércio local, com atendimento voltado para esclarecer dúvidas e auxiliar o empresário na regularização do empreendimento, além de dar suporte ao Microempreendedor Individual (MEI).

Empreendedores aprovam Dia da Oportunidade

Pequenos empreendedores e produtores da agricultura familiar estiveram presentes para acompanhar o evento. Muitos deles participaram da Feira de Negócios e tiveram a oportunidade de expor os produtos para comunidade. Jorge Henrique Gonçalves, que é presidente da Associação da Comunidade Quilombola de São Miguel, destacou que participar do evento é mais uma oportunidade para que o público conheça o trabalho desenvolvido na comunidade.

"O evento é uma vitrine para mostrar que temos produtos de qualidade ali”, falou.

Ele conta que, ao todo, são 22 produtores fixos no Quilombola, que produzem, por exemplo, hortifruti, polpa de frutas, pães, doces, mel, rapadura e farinha de mandioca.

“O Sebrae veio ajudar muito nesse processo de comercialização, gestão financeira, cursos aplicados dentro da comunidade. Hoje temos três meios tipos de vendas, um deles é o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que a Prefeitura compra nossa produção, também temos feiras e um projeto de entrar nos mercados com selo de identificação”, finalizou.

Ações para os pequenos negócios

O Dia da Oportunidade traz para pequenos empreendedores e produtores da agricultura familiar uma extensa programação com atividades que continuam no período da tarde de hoje e permanecem até amanhã (6) no Sindicato Rural de Maracaju, das 8h às 19h. A Feira de Negócios é uma das iniciativas que permanecem à disposição do público durante o evento, como a mostra de inovação “Living Lab Day” – que apresenta produtos digitais como Simulador de Negócios e Vitrine Digital e as possibilidades de criação de novos produtos a partir de uma impressora 3D e de uma mini fresadora de precisão.

Além disso, durante os dois dias, o evento traz, no total, 25 capacitações, entre palestras e oficinas, que abordam temas como gestão financeira, marketing digital, vendas, inovação, sustentabilidade, crédito e empreendedorismo feminino. Com o tema “O Catador de Sonhos”, a principal palestra será ministrada hoje (5), às 19h, pelo empresário case de sucesso Geraldo Rufino, que já foi catador de latinhas e hoje é dono da maior empresa de reciclagem da América Latina.
Outra ação voltada para os pequenos empreendedores é Sessão de Negócios que também será realizada hoje (5). Com a proposta de aproximar os pequenos empreendimentos das empresas âncoras e possibilitar o fechamento de novos negócios, o encontro será das 14h às 18h.

Durante o evento, em parceria com o Senai, a população interessada em adotar a instalação de painéis para a captação de energia solar pode levar a conta mensal de energia para análise. Além disso, no espaço, terá um ponto de coleta de lixo eletrônico disponibilizado pela Recic.LE (Associação de Recicladores de Lixo Eletro Eletrônicos de Mato Grosso do Sul).

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou por meio do site oficial.

Em Maracaju, Dia da Oportunidade reúne pequenos produtores e empreendedores locais
Em Maracaju, Dia da Oportunidade reúne pequenos produtores e empreendedores locais
Em Maracaju, Dia da Oportunidade reúne pequenos produtores e empreendedores locais