Ação ocorre o dia inteiro, com diversas atividades para crianças.

Em campanha contra abandono, CCZ realiza feira de adoção de animais neste sábado
Evento começa às 9h. / Foto: Álvaro Rezende/Arquivo/Correio do Estado

O Centro de Controle de Zoonoses e Bem-Estar Animal (CCZ) de Campo Grande realiza neste sábado (7) feira de adoção de cães e gatos, na sede do órgão. O evento marca o Dia D da campanha Dezembro Verde, que alerta para o combate ao abandono de animais.

A ação ocorre o dia todo, a partir das 9h, com diversas atividades para crianças. Estarão disponíveis cerca de 80 animais que estarão disponíveis para adoção, sendo 30 filhotes de cães e a mesma quantidade de gatos e 10 adultos de cada espécie.

DEZEMBRO VERDE

Em Mato Grosso do Sul, a campanha Dezembro Verde foi instituída através de lei de autoria do deputado estadual Lucas de Lima (Solidariedade) e sancionada pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB). A campanha tem o objetivo de conscientizar a população de que o abandono é crime, além de ser um ato cruel que pode condenar o animal à morte

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que existem cerca de 30 milhões de animais abandonados nas ruas no Brasil, destes 20 milhões são cachorros e 10 milhões são gatos. Mensalmente o CCZ recebe entre 200 e 250 animais, o que não significa que todos são vítimas de abandono, já que animais perdidos também são encaminhados para o centro.

Durante todo o mês, o órgão promoverá palestras, blitzes e ações de conscientização, usando materiais informativos – como cartazes e panfletos – além de realizar diversas atividades lúdicas relacionadas ao tema. O abandono de animais, seja em lugares fechados, onde não há estrutura suficiente de alimentação e abrigo, ou deixar na rua, é considerado crime, e tem pena de seis meses a um ano de detenção, podendo aumentar de um sexto a um terço em caso de morte do animal.