Competição é realizada com jovens no Rio de Janeiro.

Em busca do ouro: duplas de vôlei de praia de MS são finalistas nos Jogos Escolares Brasileiros

As duplas feminina e masculina do vôlei de praia de Mato Grosso do Sul estão na final da Série Ouro (divisão de elite) do JEBs (Jogos Escolares Brasileiros) 2021, que acontecem no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ). A classificação ao confronto decisivo veio nesta quarta-feira (3). A competição voltada a estudantes-atletas na faixa etária de 12 a 14 anos começou no dia 29 de outubro e segue até 5 de novembro.

As sul-mato-grossenses Ana Beatriz Sanches e Beatriz Sandim, estudantes do Colégio Funlec Raul Sans de Matos, enfrentaram na semifinal dupla mineira do Colégio Educare e venceram por 2 sets a 0, com certa tranquilidade. As parciais foram 21x13 e 21x6. Nesta quinta-feira (4), às 15 horas (horário de MS), as meninas de Campo Grande encaram na final da primeira divisão dupla do Sistema Elite de Ensino, do Rio de Janeiro.

Ana Beatriz tem 13 anos, mas já rodou o país para disputar etapas do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia. No entanto, a sensação de estar na final dos JEB’s, competição que reúne cerca de oito mil estudantes-atletas do Brasil inteiro, é diferente. A dupla de Mato Grosso do Sul treina junto há dois anos. “Está sendo incrível. Minha parceira nunca jogou campeonato fora do estado e ela está adorando, eu também”, destacou.

“Estar na final é a prova de que toda a preparação que tivemos nos últimos anos está tendo resultado. Estamos muito felizes mesmo. Nossas adversárias são muito boas, respeitamos, mas vamos buscar esse ouro”, enfatizou Ana Beatriz.

Assim como no feminino, Raphael Alexandre Bispo e Rodrigo Francisco de Paula chegam à final como favoritos e querem levar o troféu para Mato Grosso do Sul. Para avançar à decisão, os atletas precisaram passar por Santa Catarina, vencendo dupla da Escola Básica Municipal Doutor Amadeu da Luz, de Pomerode (SC), por 2 sets a 0 (parciais de 21x14 e 21x16). A final masculina será também contra representantes da casa, do Sistema Elite de Ensino (RJ), às 15 horas (horário de MS).

Raphael e Rodrigo nunca haviam saído do estado para competir. “Primeira vez fora de cara e é muito gratificante chegar numa final. Queremos o ouro para engrandecer ainda mais o vôlei de praia de Mato Grosso do Sul”, disse Rodrigo.

Segundo o atleta de 14 anos, a experiência de conhecer a Cidade Maravilhosa, um dos principais polos do vôlei de praia do país, tem sabor especial. “Os JEB's estão sendo uma experiência única, que vai ficar marcada pra sempre nas nossas vidas. Aqui no Parque aconteceram as Olimpíadas [Rio-2016], e isso nos dá mais ânimo. Queremos comemorar esse título na praia”, confessou.

Além do vôlei de praia, Mato Grosso do Sul está na final em mais duas modalidades, nesta quarta-feira (4). No basquetebol masculino, a Escola Presbiteriana Erasmo Braga (Dourados) vai em busca do título na Série Prata (segunda divisão), contra o Colégio Batista Mineiro (MG), às 12h30 (de MS).

O voleibol masculino, representado pela Escola Estadual Professor Luiz Lopes de Carvalho (Três Lagoas), também decide a Série Prata, diante do Centro Educacional Boa Viagem (PE). A partida terá início às 13 horas (de MS). Todas os jogos dos JEB’s estão sendo transmitidos ao vivo, por meio da plataforma Eleven Sports (clique aqui para acessar).

Os JEB's são organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar. A delegação de Mato Grosso do Sul é coordenada pelo Governo do Estado, por intermédio da Fundesporte, e conta com apoio do Centro de Referência Esportiva de Três Lagoas.