Equipes entraram na briga por uma classificação direta para a Libertadores de 2026.

Vasco e Fluminense fazem uma prévia da semifinal da Copa do Brasil nesta segunda-feira (20), às 19h30, no Maracanã, no Rio, pela 29ª rodada do Brasileirão. O Cruz-Maltino vive uma ascensão no campeonato após engatar vitórias importantes, enquanto o Flu briga para voltar ao G6.
A partida será transmitida ao vivo e com exclusividade na TV aberta pela RECORD, a partir das 19h. No R7 e no RecordPlus, você acompanha tudo do jogo a partir das 18h30, sob o comando de Zé Luiz e o Desimpedidos.
Do Z4 à briga por vaga na Liberta
No início do Campeonato Brasileiro, o Vasco brigava para não entrar na zona de rebaixamento e fazia uma campanha abaixo do esperado na fase de grupos da Sul-Americana. A equipe chegou a ficar nove jogos sem vencer na temporada e viveu derrotas vexatórias, como para o Puerto Cabello, por 4 a 1.
Mas a adaptação de Fernando Diniz à equipe foi fundamental para o time se recuperar e ter uma ascensão na temporada. Nos últimos dez jogos, o Vasco só perdeu uma partida, e foi diante do líder do Brasileirão, Palmeiras.
Nos demais jogos, o Cruz-Maltino garantiu uma classificação às semifinais da Copa do Brasil nos pênaltis contra o Botafogo, venceu Cruzeiro e o Bahia, que estão no G6, e o Fortaleza, na última rodada. Além de golear o Santos por 6 a 0.
Tricolor briga pelo G6
Com a derrota do Botafogo por 3 a 0 para o Flamengo, o Fluminense passou a depender apenas dos próprios resultados para entrar na zona de classificação por uma vaga direta na Libertadores de 2026.
Contudo, o Tricolor enfrenta uma agenda de jogos apertada até o final do campeonato. Além do clássico contra o Vasco, a equipe terá pela frente Cruzeiro, Flamengo e Palmeiras, os três primeiros colocados.
O time ainda pode se classificar para a Libertadores se vencer a Copa do Brasil, mas para isso, novamente, terá que passar pelo Vasco nas semifinais e vencer Corinthians ou Cruzeiro na grande decisão.
Mas um ponto positivo a favor do Fluminense é jogar em casa. O Tricolor é atualmente o sexto melhor time do campeonato jogando no próprio estádio. Dos 12 jogos que restam no Brasileirão, oito serão no Maracanã. Inclusive, a partida desta segunda-feira (20), que terá mando de campo do Vasco.
Rayan, Coutinho e PH em alta
A contínua ascensão do Vasco é fruto de um efeito positivo que vai além da beirada do campo com Fernando Diniz. O elenco, que no início da temporada, dependia muito do artilheiro Pablo Vegetti, agora é mais letal com um trabalho coletivo.
Entres os principais destaques da campanha está o lateral-direito Paulo Henrique, convocado pela primeira vez para defender a seleção brasileira. Outro é Philippe Coutinho, que reencontrou o bom futebol e também tem despertado interesse para um possível retorno à amarelinha.
Já o atacante Rayan, de apenas 19 anos, tem chamado a responsabilidade. Com dez gols no Brasileirão, ele é o sexto maior artilheiro desta temporada no campeonato e só fica atrás de Vegetti na artilharia do clube.
Fluminense leva vantagem no histórico recente
Nos últimos cinco clássicos entre Fluminense e Vasco, o Tricolor venceu três vezes, todas por 2 a 1. Na 10ª rodada do Brasileirão deste ano, o Flu virou a partida com um gol contra de Vegetti e, nos últimos minutos, um gol do lateral, Guga. O Cruz-Maltino tinha aberto o placar com o zagueiro João Victor.
Na história do confronto, o Vasco tem 122 vitórias. Enquanto o Flu levou a melhor em 113 vezes.
Olá, deixe seu comentário!Logar-se!