Em todo o país, até o início da tarde desta segunda-feira (8) foram efetuadas 2.395 autorizações.

Em 6 dias, 29 pessoas já autorizaram doação de órgãos no Estado usando nova plataforma nacional
Transporte de órgãos para transplante. / Foto: Divulgação, Agência Brasil

Prestes a completar uma semana, a AEDO (Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos) já foi utilizada por 29 pessoas em Mato Grosso do Sul desde seu lançamento, ocorrido na última terça-feira (2). O estado está em 15° no ranking nacional. 

Os dados são do CNB/MS (Colégio Notarial do Brasil – Seção Mato Grosso do Sul). Em todo o país, até o início da tarde desta segunda-feira (8) foram efetuadas 2.395 autorizações.

Como funciona

A autorização é feita digitalmente por meio de site, podendo beneficiar quase 200 pessoas que estão na fila de transplante em Mato Grosso do Sul, onde os 120 Cartórios de Notas do Estado estão aptos a receber documento.

Até então, quem autorizava a doação em caso de morte encefálica era a família do doador, que precisava estar ciente do desejo da pessoa. Com a AEDO, essa vontade fica registrada em uma base de dados acessada por profissionais da saúde, que terão em mãos a comprovação da vontade do falecido para apresentar à família no momento do óbito.

O formulário para autorização eletrônica está disponível gratuitamente pelo site www.aedo.org.br. No sistema, o doador pode escolher quais órgãos deseja doar: medula, intestino, rim, pulmão, fígado, córnea, coração, ou todos. 

O documento é recebido pelo Cartório de Notas selecionado e, em seguida, o tabelião agenda uma sessão de videoconferência para identificar o interessado e registrar sua manifestação de vontade. 

Por meio da Central Nacional de Doadores de Órgãos, os responsáveis do Sistema Nacional de Transplantes, do Ministério da Saúde, podem consultar o documento pelo CPF do falecido.