Prefeitura está dialogando com sindicato, que pleiteia até 1 mil vagas.

Educação vai receber ACP para discutir aumento de vagas em concurso de professores
ACP quer aumentar vagas de concurso. / Foto: André de Abreu

A ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública) está empenhado em abrir um canal de diálogo construtivo com a Semed (Secretaria Municipal de Educação) para discutir a ampliação do número de vagas no próximo concurso público do magistério de Campo Grande. Enquanto a prefeitura anunciou um quantitativo de 323 vagas, a ACP ressalta a necessidade de um número bem superior para atender às demandas educacionais da comunidade.

Representantes do sindicato se reúnem com equipes da prefeitura nesta quarta-feira (9) para abertura de diálogos e, segundo o presidente da ACP, professor Gilvano Bronzoni, mais reuniões estão sendo agendadas para as próximas semanas.

"Nós queremos debater quais são as vagas existente. Os sindicatos quer todas. Temos conhecimento de que tem. Tem diretores de escolas que tem vagas asseguradas. Mas existem as vagas puras, por isso o pedido. Acreditamos que seja algo na média de 800 a 1000 vagas".

Ele enfatiza que a intenção do sindicato não é apenas contestar números, mas sim promover um debate informado e substancial com as autoridades educacionais.  "Estamos empenhados em compreender a situação das vagas reais disponíveis", declara Bronzoni. "Temos conhecimento de que existem vagas que ainda não foram preenchidas, e é crucial que essas vagas sejam devidamente consideradas. Nosso objetivo é assegurar que o processo de decisão seja embasado em informações precisas e abrangentes."

Segundo a ACP, a intenção é conversar com representantes da Semed para aprofundar a discussão. Bronzoni enfatiza a abordagem colaborativa que o sindicato pretende adotar nessas reuniões. "A prefeitura tem que se basear. Não é uma briga de achismo, por isso o sindicato coloca que não são todas as vagas existentes que estão disponíveis. Dessa mesma forma, a prefeitura não pode se basear em número inexistente, porque temos que saber como se chegou a esse 323. Não é uma queda de braço de quem pode mais, de quem está certo ou não está."

A ACP acredita que o aumento do número de vagas no concurso público do magistério de Campo Grande é fundamental para garantir um ambiente educacional de qualidade para os alunos da rede. A ideia é chegar a um consenso. "Nossa intenção é participar de um debate franco e produtivo. Estamos comprometidos em trabalhar em conjunto com a equipe da secretaria para encontrar soluções que atendam às reais necessidades da comunidade educacional de Campo Grande."

O que diz a prefeitura?

Solicitação de nota retorno foi encaminhada para a assessoria de comunicação da prefeitura, mas até o fechamento do texto não houve resposta. O espaço está aberto.