O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PP), destacou nesta segunda-feira (9) os principais avanços e metas do Estado na área de infraestrutura rodoviária.
A entrevista, concedida ao quadro “Papo das 7”, do telejornal Bom Dia MS, reforçou que 2026 será um ano marcado por grandes obras e modernização.
Riedel afirmou que o próximo ciclo inclui concessões importantes, ampliação da malha pavimentada e início de intervenções consideradas essenciais para acompanhar o crescimento do setor produtivo. Entre elas, está a assinatura do contrato da Rota da Celulose, que abrange mais de 870 quilômetros de rodovias. A formalização estava prevista para ocorrer ainda em janeiro, após ajustes necessários devido à desclassificação da empresa vencedora do segundo leilão.
Duplicações consideradas prioritárias
Depois da assinatura, a concessionária iniciará imediatamente ações como sinalização, reparos emergenciais e melhorias de pavimento. Obras mais robustas — como duplicações, terceiras faixas e implantação de pedágios no modelo “free flow” — têm início programado para 2026. A previsão é de que 70% das intervenções sejam concluídas entre 8 e 9 anos.
Apesar do avanço, Riedel reconheceu que a atual projeção de concessões, que deve ultrapassar 1.700 km de rodovias administradas pela iniciativa privada, não é suficiente para atender todo o potencial do Estado.
O governador reforçou que duplicar as rodovias BR-060 (Campo Grande–Sidrolândia) e BR-262 (Campo Grande–Aquidauana) é “absolutamente essencial” para acompanhar o ritmo de desenvolvimento.
BR-262: O edital de estudo do projeto está em elaboração e deve ser lançado pelo Dnit em 2026.
BR-060: O estudo de viabilidade já está em andamento. A próxima etapa será a escolha das empreiteiras responsáveis pelas obras.
MS-040 seguirá com manutenção até a concessão
A MS-040, frequentemente alvo de reclamações dos motoristas, continuará sob responsabilidade do Estado até a assinatura da concessão, também prevista para janeiro. Até lá, equipes seguem realizando serviços de manutenção para garantir condições mínimas de tráfego.
O governador destacou ainda que a pavimentação do trecho entre Santa Rita e Brasilândia já foi licitada, criando um novo corredor em direção ao Estado de São Paulo.
Estrutura viária para grandes empreendimentos
Riedel também falou sobre as obras voltadas aos gigantes industriais que estão se instalando em Mato Grosso do Sul:
Arauco (Inocência): obras em ritmo acelerado, com mais de R$ 25 bilhões investidos entre Água Clara e Inocência.
Bracell (Bataguaçu): licença de instalação emitida; início das obras previsto para o começo de 2026.
Melhorias e pavimentação de trechos como as MS-320 e MS-377 completam a infraestrutura de acesso.
Somados, os investimentos privados relacionados a esses projetos chegam a R$ 47 bilhões. Riedel afirmou que o Estado segue ampliando a pavimentação em regiões que antes tinham acesso limitado, com o objetivo de garantir rotas alternativas de escoamento e apoiar o desenvolvimento econômico.
“Rodovias, ferrovias e hidrovias formam o eixo de desenvolvimento do Mato Grosso do Sul. O trabalho é contínuo”, concluiu o governador.











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