Conforme determinação da coordenadoria de processamento inicial, o pedido de liberdade de Zelito foi distribuído para Fachin por prevenção, ou seja, porque já existe outro processo sobre o caso que tem o ministro como relator.

Edson Fachin julgará único HC de alvo da Vostok que recorreu ao STF

Apenas um alvo da Operação Vostok, da Polícia Federal, recorreu ao STF (Supremo Tribunal Federal) até o fim da tarde desta sexta-feira (14) na tentativa de se livrar da prisão. O habeas corpus do pecuarista Zelito Alves Ribeiro será julgado pelo ministro Edson Fachin.

Conforme determinação da coordenadoria de processamento inicial, o pedido de liberdade de Zelito foi distribuído para Fachin por prevenção, ou seja, porque já existe outro processo sobre o caso que tem o ministro como relator. Até o fim da tarde, o pedido permanecia concluso para o ministro, sem decisão.

Dos 14 alvos de mandado de prisão temporária, apenas Zelito recorreu ao STF. Outro investigado que tenta liberdade é o deputado Zé Teixeira (DEM), que ingressou com pedido de revogação da prisão no próprio processo que determinou as detenções e tramita no STJ (Superior Tribunal de Justiça).

O ministro Felix Fischer analisa o pedido, que corre em sigilo. Advogado de Zé Teixeira, Carlos Marques disse ao Jornal Midiamaxque ainda não houve manifestação do ministro acerca do pedido.

Operação
A Operação Vostok, deflagrada na quarta-feira (12) pela Polícia Federal, cumpre 14 mandados de prisão temporária determinadas pelo ministro Felix Fischer, do STJ (Superior Tribunal de Justiça). Entre os alvos estão o filho do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e o deputado estadual Zé Teixeira (DEM).

A Polícia Federal divulgou que aproximadamente 220 policiais federais cumpriram os 41 mandados de busca e apreensão e 14 mandados de prisão temporária, no âmbito da Operação Vostok, em Campo Grande, Aquidauana, Dourados, Maracaju, Guia Lopes de Laguna, e no município de Trairão, no Estado do Pará.

Além destes, também foram cumpridos outros três mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Estadual do Mato Grosso do Sul, pedidos pelo MP-MS (Ministério Público Estadual), de ações, que segundo a PF, têm o mesmo objeto ligado aos fatos investigados em âmbito federal.