No Brasil, fenômeno não poderá ser observado a olho nu; mas veja onde assistir.

Eclipse total fará "dia virar noite" e poderá ser visto pela internet
Eclipse total do sol, que acontece quando a lua o encobre. / Foto: YouTube/Observatório Nacional

Nesta segunda-feira (8), quem estiver nos três países da América do Norte (Canadá, Estados Unidos e México) poderá observar a olho nu o eclipse total que fará o dia se transformar em noite temporariamente.

Nos países da América Central e em uma faixa da Europa Ocidental, o fenômeno astronômico poderá ser visto apenas parcialmente.

A observação não será possível no Brasil demais países da América do Sul porque essa porção do globo não está na trajetória do eclipse.

Mas, nem tudo está perdido. No Brasil, será possível acompanhar o eclipse ao vivo a partir das 12h30 (horário de Brasília) pela tela do computador, celular e outros dispositivos eletrônicos acessando o site da Nasa, a Agência Aeroespacial dos Estados Unidos, ou o canal no YouTube do ON (Observatório Nacional), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Aos que pretendem visualizar diretamente no céu, o Observatório Nacional alerta que os eclipses nunca devem ser encarados diretamente sem a proteção adequada, já que podem causar perda de visão temporária ou permanente. Apenas um filtro solar especial, como os óculos de eclipse, oferecem a proteção adequada.

Como é - Um eclipse total acontece quando a lua passa entre a Terra e o sol, bloqueando completamente a luz solar e projetando uma sombra sobre o planeta.

O site especializado em horários, fusos horários e astronomia Time and Date, estima que o eclipse solar total deste ano começará às 12h42, atingirá o pico às 15h17 e terminará às 17h52, no horário de Brasília.

Os melhores lugares do mundo para vê-lo serão o norte do México; o Texas, no sul dos Estados Unidos; e o leste do Canadá.

No futuro - Do Brasil, a expectativa é que se possa ver 'o dia virando noite' com eclipse total em 12 de agosto de 2045 no Brasil. O ápice está para ocorrer às 16h19 (horário de Brasília), com o disco solar totalmente encoberto pela lua durante 2 minutos e 44 segundos. Depois desse, o próximo eclipse total visível no Brasil ocorrerá em 2125.

Os próximos eclipses solares parciais visíveis no país acontecerão em 6 de fevereiro de 2027, 26 de janeiro de 2028 e 20 de março de 2034.

Em abril deste ano, o planeta ainda tem no calendário astronômico a Super Lua Nova, no dia 8, e uma chuva de meteoros que deve atingir o pico entre 21 e 22 de abril, dependendo da localização do observador.