É possível brigar pela herança de uma pessoa viva?
Briga por dinheiro: Segundo advogado, a herança só passa a existir depois que o dono do patrimônio falece

O direito à herança surge somente no momento da morte da pessoa que detém o patrimônio. Enquanto seu pai estiver vivo, o seu patrimônio não é considerado herança e ele pode dispor de seus bens da maneira que quiser.

Existem exceções, no entanto. Uma delas seria em caso de doação, quando deve ser garantido que 50% do patrimônio seja resguardado aos herdeiros necessários, que podem ser os filhos e o cônjuge.

Ainda como exceção, vale citar aquele que o detentor do patrimônio pode ser judicialmente declarado como pródigo, que é aquela pessoa que se desfaz do seu patrimônio a ponto de prejudicar a própria subsistência e de seus dependentes incapazes.

De acordo com o artigo 1.782, do Código Civil, se uma pessoa é considerada pródiga ela será impedida de: "emprestar, transigir, dar quitação, alienar, hipotecar, demandar ou ser demandado, bem como praticar atos de administração".

Por outro lado, se não houver nenhuma interdição judicial nesse sentido, o dono do patrimônio tem o direito de vender, comprar, trocar e gastar o dinheiro da venda de seus bens como bem entender, desde que não faltem recursos para a sua própria subsistência e de seus dependentes incapazes.

Se for da vontade do seu pai, ele poderá, ainda em vida, adiantar a parte que cabe a cada herdeiro. Porém, os herdeiros não podem exigir que isso seja feito, essa é uma decisão que cabe a ele.

Enquanto seu pai estiver vivo, portanto, em razão do princípio da dignidade humana e liberdade, ele poderá usufruir de seu patrimônio como desejar e pode, inclusive, optar por não deixar bens a partilhar após sua morte.