A Secretaria de Assistência Social, juntamente com a Guarda Municipal, fizeram rondas durante as noites de sábado e domingo. Temperaturas chegaram a 0,9°C neste final de semana.

Durante noites de geada, força-tarefa acolheu 7 moradores de rua em Dourados
/ Foto: Reprodução/Prefeitura de Dourados

Sete pessoas foram levadas à Casa da Acolhida durante força-tarefa da Secretaria de Assistência Social e Guarda Municipal durante o final de semana em Dourados. No sábado e no domingo, onde as temperaturas chegaram a atingir 0,9°C, os agentes realizaram rondas pelo Centro e vários bairros da cidade para recolher os indivíduos em situação de rua. 

Conforme informado pela secretária municipal Maria Fátima Silveira de Alencar, ao todo foram realizadas 10 abordagens, porém apenas sete pessoas se dispuseram a acompanhar os guardas. Todos os acolhidos eram homens. 

Ela explicou à reportagem que o acolhimento só acontece com a própria vontade do resgatado. As outras três pessoas que recusaram atendimento apresentavam indícios de consumo de drogas, conforme informado pela gestora da pasta. 

Na Casa da Acolhida, duas pessoas buscaram atendimento no local, porém apenas para refeição. O local conta com alojamento e estrutura de banheiros e refeitório para assistência aos moradores de rua e migrantes sem local para ficar. 

O Centro Pop é o órgão municipal que gerencia os cadastros e destina os atendimento ao público vulnerável. Segundo levantamento realizado pelo Dourados News, até junho foram contabilizadas 36 pessoas que possuem as ruas da cidade como moradia. 

No primeiro semestre deste ano, o Centro Pop efetivou 346 registros de migrantes. O número não representa o total de indivíduos atendidos e sim os registros feitos ao longo dos meses de pessoas que passam pela cidade e buscam por assistência. Alguns casos acabam se repetindo, segundo a coordenação do órgão.

COBERTORES

Para a população que precisa de cobertores, a secretaria de assistência social informa que nos Cras (Centro de Referência e Assistência Social) da cidade estão sendo fornecidas mantas. Basta que o morador se dirija ao local e solicite a concessão do benefício.