As ocupações nas UTI’s são compostas por seis pacientes em hospitais públicos sendo quatro moradores de outros municípios, além de quatro internações em hospitais privados.

Dourados registra aumento no número de internações por Covid em alas de UTI
Dez leitos de UTI Covid foram reativados no Hospital Evangélico em Dourados no início da semana. / Foto: Hedio Fazan/Dourados News/Arquivo

Os hospitais de referência no atendimento a pessoas diagnosticados com o coronavírus em estado de saúde grave em Dourados tiveram um aumento vertiginoso no fluxo de pacientes nesta semana. 

Do dia 13 para 20 de janeiro o número de internações em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) subiu de apenas 1 para 10, segundo dados do boletim epidemiológico municipal divulgado na noite dessa quinta-feira (20) pela prefeitura.

As ocupações nas UTI’s são compostas por seis pacientes em hospitais públicos sendo quatro moradores de outros municípios, além de quatro internações em hospitais privados.   

Além do aumento destes casos mais graves de Covid, a quantidade de internações em leitos clínicos de enfermaria quase dobrou nestes mesmos sete dias. 

As informações dos boletins revelam que no dia 13 haviam seis pacientes internados nas enfermarias. Ontem (20), um total de 11 pessoas, das quais cinco são de municípios da região da Grande Dourados, estavam em tratamento nestes leitos. 

Casos confirmados 

O crescimento nos níveis de ocupação de leitos hospitalares é reflexo da alta na média móvel de novos casos de Covid em Dourados que pode ser observado com base nas informações divulgadas diariamente pelo setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde da cidade. 

Nessa quinta-feira (20), 31 douradenses testaram positivo para doença. Com isso, Dourados passa a acumular 40.369 casos confirmados desde o início da pandemia. 

Além das 21 internações, os casos de pessoas infectadas com o vírus com sintomas leves que permanecem em período de risco potencial de transmissão da doença somam 721. 

Dourados acumula também 696 óbitos atribuídos a Covid. Outras 437 pessoas residentes em cidades próximas morreram durante tratamento em hospitais locais.  

Mais leitos

No início desta semana o Governo do Estado abriu 10 leitos de UTI Covid e mais cinco leitos clínicos no Hospital Evangélico de Dourados.

A estimativa da SES (Secretaria de Estado de Saúde) é que até o final deste mês mais 30 leitos de UTI e 40 leitos clínicos sejam reativados em Ponta Porã, Amambai e em Campo Grande.