Dourados é primeira cidade a receber Circuito Aprosoja 2016, no dia 19

No próximo dia 19, quinta-feira, a cidade de Dourados, no sul do Estado, recebe o Circuito Aprosoja, uma iniciativa da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS). O evento, voltado a produtores rurais e profissionais ligados à agricultura, vai oferecer palestras gratuitas com três especialistas em mercado de grãos, seguro rural, além de gestão de propriedade e custos de produção.

Os temas atendem demandas dos próprios produtores rurais da região e levam informações estratégicas ao empreendedor rural. “A informação e o conhecimento são fundamentais para o desenvolvimento sustentável do campo e nos permite a construção de uma produção competitiva e integradora no Estado, fomentando o avanço do agronegócio”, afirma Christiano Bortolotto, presidente da Aprosoja/MS.

Em Dourados, o Circuito é uma parceria da Aprosoja/MS com o Sindicato Rural do município, e tem o apoio do Sistema Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de MS), além do Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS).

Convidados

Para falar sobre seguro rural o convidado é o engenheiro agrônomo Luiz Antonio Digiovani, gerente de mercado de agronegócio na Superintendência do Banco do Brasil no Paraná. Ele também é superintendente técnico da FAEP (Federação da Agricultura do Paraná) e ainda atua como superintendente de operações de seguros rurais no Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre, além de ser consultor em seguros rurais da empresa de consultoria Correta Serviços Técnicos Rurais.

Já o engenheiro agrônomo Mauro Osaki falará sobre gestão de propriedade e custos de produção. Ele é mestre em Ciência Econômica Aplicada pela Esalq-USP (Escola Superior da Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo) e doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos. Osaki é técnico especialista superior do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da ESALQ-USP e pesquisador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq).

Além disso, seus estudos se concentram na área de gestão de propriedade rural e análise do panorama de mercado de insumos agrícolas. É membro do Agri Benchmark Cash Crop, entidade apoiada pelo Instituto Johann Heinrich von Thünen-Institut (vTI), da Alemanha.

Mercado de grãos

O último palestrante da etapa de Dourados do Circuito Aprosoja, será o economista Flávio Roberto de França Junior, graduado pela Universidade Federal do Paraná. Desde a graduação dedica atenção à cultura da soja, assunto de seu trabalho de conclusão de curso: “Evolução da Soja no Centro-Oeste Brasileiro”, que alcançou nota máxima.

Com cursos de especialização em Mercados Futuros, Opções e Análise Técnica, atua há quase 30 anos em análise agroeconômica e de mercados de commodities. Atualmente, é consultor independente em agribusiness e diretor responsável da França Junior Consultoria, no entanto, por 25 anos foi analista sênior do Grupo Safras & Mercado na área de soja e oleaginosas, e diretor de conteúdo do mesmo grupo.

As inscrições podem ser feitas no Sindicato Rural de Dourados, que fica na Alameda Valério Fabiano, 100, no Jardim Alhambra, em Dourados. O telefone para contato é (67) 3424-5039. As inscrições são gratuitas.