Segundo o comunicado do município, a pessoa diagnosticada, tem histórico de viagem recente para o Paraguai.

Dourados confirma 1º caso de varíola dos macacos, mas desconhece internação
Infectados tem 27 anos e e está isolado. / Foto: Midiamax/Arquivo

A prefeitura de Dourados confirmou em nota divulgada na tarde desta sexta-feira (11) o primeiro caso de varíola dos macacos. Segundo o comunicado do município, a pessoa diagnosticada, tem histórico de viagem recente para o Paraguai.

No comunicado da Vigilância Epidemiológica, o munícipio ressalta, entretanto, que não há nenhuma internação. “Não temos conhecimento de nenhum paciente de Dourados internado por essa doença até o momento. Todos os casos leves podem ficar isolados em casa”, diz a prefeitura.

Segundo a administração municipal, “o caso que foi confirmado em Dourados, trata-se de um rapaz de 27 anos, com histórico de viagem para o Paraguai, que teve início dos sintomas no dia 27/07/2022, foi notificado e coletado exames no dia 01/08/2022, onde houve a confirmação no dia 12/08/2022”.

Ainda de acordo com informações do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, paciente está evoluindo bem e ficará isolado até involução completa da doença. “Os profissionais de saúde de toda a rede estão sendo orientados sobre as condutas necessárias diante de um caso suspeito”, diz outro trecho do comunicado.