As cachorrinhas foram deixadas na clínica apenas para um consulta médica e voltaram para casa com uma cirurgia sem autorização do dono.

Dono recebe R$ 10 mil de indenização após ter pets castrados por engano

Um clínica veterinária foi sentenciada a pagar R$ 10 mil de indenização ao dono de duas cachorrinhas, que foram castradas sem a autorização dos responsáveis. A sentença foi deferida pela 2ª Vara Cível de Campo Grande.

O caso aconteceu em 2017 e segundo o dono, as pets haviam sido levadas para a clínica veterinária para uma consulta, visto que uma estava com problemas em uma das patinhas e outra nas orelhas. O combinado era que os animais fossem entregues no mesmo dia.

Com a demora da clínica para fazer a entrega, o rapaz acabou ligando para o estabelecimento, que por sua vez omitiu a cirurgia por engano e disse que as cadelinhas seriam entregues no outro dia. Após várias ligações, um representante da clínica foi até a casa do responsável pelas cachorras, informou sobre a cirurgia que havia sido feita e que elas seriam entregues no dia seguintes.

As cadelinhas foram entregues sem a documentação médica e um dia depois uma delas apresentou problemas nos pontos. O dono chegou a ser atendido por uma veterinária por telefone, mas a empresa alegou as autoridades que a cirurgia foi realizada com a autorização de um familiar do responsável pelos animais.

O juiz Paulo Afonso de Oliveira julgou a alegação como imprópria já que a autorização não havia sido dada pelo dono dos animais. “Não há dúvida de que a realização de uma cirurgia de castração em duas cadelinhas de propriedade do autor configura dano moral, mormente porque tal fato lhe causou indignação, revolta e perplexidade, já que deixou os animais em uma clínica para a realização de uma consulta em razão de outras doenças”, explicou.