Dono pode perder a guarda do "gato-zumbi"
Bart tratado na Humane Society of Tampa Bay. / Foto: Reuters

Semana passada, a história de Bart ganhou destaque na imprensa mundial: o gato, dado como morto, reapareceu cinco dias após ser enterrado. Por causa disso, o animal ganhou o apelido de "gato-zumbi".

"Abri a porta de casa e minha vizinha estava parada segurando o gato nas mãos", contou Ellis Hutson, o dono de Bart, à ABC.

Só que Ellis pode perder a guarda do gato. A Humane Society of Tampa Bay, entidade de proteção dos animais da Flórida (EUA), que recebeu o animal que "voltara da morte" para tratamento, não quer devolver o bichano. Bart, que fora atropelado, fraturou a mandíbula, teve traumatismo craniano e perdeu um olho.

"Eu conversei com o dono por cerca de 40 minutos", disse Sherry Silk, diretora executiva da instituição. "Eu disse a ele que algumas coisas que vieram à tona me trouxeram desconforto", acrescentou.

A entidade está desconfiada de algumas circunstâncias envolvendo os ferimentos de Bart. Outro ponto de atrito foi o fato de a vizinha de Ellis, Dusty Albritton, que resgatara o gato, ter aberto uma página no site de financiamento coletivo GoFundMe para ajuda a pagar as despesas veterinárias. A conta já arrecadou o equivalente a R$ 19 mil.

Só que a Humane Society of Tampa Bay afirmou que todo o custo do tratamento de Bart já foi pago por um fundo de emergência da entidade.

"Se tiver que ir a um tribunal, teremos que ir ao tribunal. Não fiz anda errado. Não acho que seja certo tomarem o meu gato", reclamou Ellis à ABC.

Mais política, Sherry disse não acreditar que Ellis possa dar a Bart o ambiente exigido pelo seu frágil estado de saúde.

"Eu não quero que ele volte para lá", disse ela. "Se virar um caso de Justiça, tudo bem, podemos até perder. Mas vamos lutar pelo que acreditamos ser o certo para esse gato", emendou.