Espécie declarada nociva com proibição de criação.

A PMA (Polícia Militar Ambiental) de Bonito e a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do MS) autuaram dono de chácara em R$ 2,6 mil por criação ilegal de javalis, espécie que foi declarada nociva com proibição de criação.
Policiais ambientais e um veterinário fiscal da Iagro realizaram fiscalização em uma chácara em Bonito, localizada a 15 km da zona urbana da cidade, e localizaram, em um chiqueiro a criação de javalis ilegalmente, nesta sexta-feira 9070. Os animais eram criados nas proximidades da sede da chácara pelo proprietário e ele havia cruzado javali com porco doméstico que estava com três filhotes.
A Instrução Normativa nº 3, de 31 de janeiro de 2013, que permite o controle (abate) do javali, desde sua publicação, suspendeu a instalação, registro e funcionamento de qualquer modalidade de criação de javalis no Brasil por tempo indeterminado. A Iagro, tomará as medidas sanitárias necessárias referentes aos animais.
O infrator de 37 anos, residente em Bonito, foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 2,6 mil. Ele também responderá por crime ambiental pela atividade de criação dos animais sem autorização do órgão ambiental competente, com pena prevista de um a seis meses de detenção.
Olá, deixe seu comentário!Logar-se!