O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na terça-feira (17) três projetos que integram o primeiro pacote de investimentos do Japão no país.

Donald Trump anuncia projetos com investimento japonês de US$ 550 bilhões nos EUA
/ Foto: Francis Chung/EPA/EFE/Pool

Os recursos fazem parte do compromisso de aportes que somam US$ 550 bilhões, estabelecido como contrapartida em acordo comercial firmado entre as duas nações.

“Nosso enorme acordo comercial com o Japão acaba de ser lançado!”, celebrou o presidente norte-americano nas redes sociais.

Segundo Trump, os projetos contemplam as áreas de petróleo e gás no estado do Texas, geração de eletricidade em Ohio e exploração de minerais críticos na Geórgia.

Ao comentar a dimensão dos empreendimentos, o presidente destacou o papel das tarifas na consolidação do acordo. “A escala desses projetos é tão grande e não poderia ser realizada sem uma palavra muito especial, tarifas”, afirmou.

Ele acrescentou que a usina de energia a gás em Ohio será a maior da história, enquanto a instalação de GNL (gás natural liquefeito) no Golfo da América deve impulsionar as exportações e reforçar a chamada “dominância energética” dos Estados Unidos. Já a planta de minerais críticos, segundo Trump, tem como objetivo reduzir a dependência do país de fornecedores estrangeiros.